[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A VII Conferência Municipal de Saúde foi finalizada no sábado, 29, com a aprovação de novas políticas a serem implantadas na Rede Pública de saúde da capital. Na ocasião também foram eleitos os membros do Conselho Municipal de Saúde que representam as categorias envolvidas na Rede.

Os delegados usuários, trabalhadores, gestores e prestadores participaram ativamente deste evento, que tem como principal objetivo aperfeiçoar o projeto Saúde Todo Dia, hoje modelo para outras cidades. Para que esse objetivo seja alcançado a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), busca dar um maior espaço para as pessoas que formam o sistema de saúde, de gestores a usuários.

“A Conferência é um momento onde se colocam todas as questões que envolvem a saúde do nosso município. Através das discussões, as pessoas têm a oportunidade de defender a permanência de ações ou alterá-las sugerindo outras”, afirmou o secretário de Saúde, Rogério Carvalho.

Na votação foram consolidadas propostas envolvendo toda a área da Saúde Municipal, atualmente composta pela Rede de Atenção Básica, Atenção Psicossocial, Urgência e Emergência, Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar. As propostas aprovadas nesta Conferência vão formar um relatório e serão transformadas em políticas do município, sendo que algumas já são políticas em desenvolvimento. As questões apresentadas estavam baseadas no relatório feito pela Ouvidoria da SMS.

HOMENAGEM
Durante a realização da Conferência o grupo teatral da Acudicria (Associação dos Curadores dos Direitos da Criança e do Adolescente) apresentou uma peça sobre a assistência médica oferecida no município de Aracaju, destacando o atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), exemplo de serviço público eficiente e de qualidade.

O grupo fez uma homenagem ao secretário Rogério Carvalho, relembrando o compromisso firmado com a Ong. Através deste convênio foi colocado em prática um projeto de prevenção de DST’s / AIDS voltado para crianças e adolescentes de rua e de bairros carentes.

A Acudicria é uma Ong que trabalha com o público infanto-juvenil desenvolvendo atividades em várias áreas, entre elas a saúde. “Nós temos muito a agradecer ao secretário Rogério Carvalho e ao prefeito Marcelo Déda pelo apoio dado ao nosso trabalho. Foi com este apoio que conseguimos tirar mais de 150 crianças da rua”, afirmou a coordenadora da Ong, Roseane Patrícia de Lima.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.