[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde o dia de ontem, 25, prosseguindo por hoje, 26, acontece no auditório do hotel Aquários a primeira Plenária Devolutiva de Saúde do Trabalhador. Técnicos e profissionais da saúde, sindicatos, movimentos sociais e outras instituições da sociedade civil estão tratando de pontos importantes discutidos durante as Conferências de Saúde do Trabalhador ocorridas em 2005, e que agora servirão de parâmetros para formulação de políticas públicas nas esferas dos municípios, estados e nação.

Essa é a 12ª plenária que a Coordenação do Programa Nacional de Saúde do Trabalhador realiza esse ano. Em Sergipe, essa é a primeira vez que acontece uma plenária devolutiva, onde os assuntos debatidos com representantes de instituições de todo o território nacional voltam para serem debatidos e adequados à realidade local.

“A proposta é que a partir daquilo que foi discutido na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, realizada no ano passado, nós possamos estar relacionando as propostas com a realidade local e ver como o controle social vai se organizar para trabalhar em conjunto com as esferas do estado e outras esferas da sociedade civil”, explica a coordenadora da Rede Ambulatorial Especializada do Município, Khathleen Tereza.

De acordo com Khathleen, o evento assume uma importante relevância por re-pactuar o papel dos atores envolvidos no processo, que envolve não somente a esfera do governo, mas também outros órgãos como sindicatos, associações de portadores de agravos, Ministério do Trabalho, Delegacia do Trabalho e Ministério Público do Controle Social, entre outros.

A Programação teve início na manhã de ontem e segue até hoje com palestras, trabalhos em grupos e plenárias para apresentação dos planos locais e estadual. Durante a abertura do evento, participaram da mesa a coordenadora nacional do Programa de Saúde do Trabalhador, Drª Graça Hoefl, a coordenadora estadual do Programa Saúde do Trabalhador, Edna Felix, a coordenadora da Rede Ambulatorial Especializada do Município, Khathleen Tereza, e a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Conceição Balbino.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.