[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A cidade de Aracaju prestou na noite de ontem sua homenagem a 14 personalidades do mundo político, jurídico, empresarial e filantrópico que têm colaborado para o desenvolvimento da cidade com a sua maior honraria, a Comenda da Ordem do Mérito Serigy. O momento solene aconteceu no Iate Clube de Aracaju e encerrou a noite de homenagens, iniciada com a entrega de medalhas dos 150 anos a vereadores e ex-prefeitos vivos da capital, e além da Medalha Cultural Ignácio Barbosa a artistas e intelectuais sergipanos.

“Estamos homenageando homens e mulheres que, tendo nascido e vivido aqui ou mesmo fora da cidade e do estado, têm sido parceiros do trabalho de construção de nossa cidade pelo exemplo que dão, pioneirismo que representam, ajuda que oferecem ao poder público da capital e contribuição que oferecem ao Brasil”, ressaltou o prefeito Marcelo Déda.

De acordo com ele, as limitações geográficas não podem ofuscar o brilho da intelectualidade sergipana. “Aracaju é capital do menor estado da federação, mas a alma do sergipano não pode ser medida pela geografia. O talento e a inteligência do nosso povo são a nossa maior contribuição à pátria brasileira e nós não nos cansamos de dizer isso”, enfatizou.

O prefeito aproveitou também a ocasião para homenagear as mulheres. “A capital deve muito às mulheres em áreas como educação, política, administração e filantropia. O mais terrível dos preconceitos é negar o talento a quem tem em detrimento de sexo, cor ou qualquer outro objeto que sirva de pretexto para discriminações”, afirmou ele.

Marcelo Déda também homenageou de modo especial a Zacarias Isidoro Cardoso, um dos heróis de guerra sergipanos que lutou contra o nazi-facismo alemão na Itália. Alguns do homenageados não puderam comparecer à solenidade e irão receber suas medalhas em outras oportunidades.

Durante a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Serigy também foi lançado o carimbo dos Correios em comemoração aos 150 anos de Aracaju e lançado o livro Ordem do Mérito Serigy, organizado pela escritora e chefe de cerimonial da Prefeitura de Aracaju, Ana Maria Fonseca Medina.

O vice-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o presidente da Câmara de Vereadores, José Ramos da Silva; a desembargadora Josefa Paixão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Hidelgards Azevedo; além das autoridades homenageadas e listadas abaixo prestigiaram o evento. Prefeitos de municípios do interior, deputados, vereadores e secretários municipais também participaram da solenidade.

Veja a lista de homenageados com a Comenda Serigy
Grau Grã Cruz
– Nelson Azevedo Jobim (ministro do Supremo Tribunal Federal)
– Olivio de Oliveira Dutra (ministro das Cidades)

Grau Grande-Oficial

– Desembargadora Marilza Maynard Salgado de Carvalho (presidente do Tribunal de Justiça do Estado)
– Luiz Valter Ribeiro Rosário (procurador geral de Justiça do Estado)

Grau Comendador

– Sebastião Celso de Carvalho (ex-governador de Sergipe)
– Maria Isabel Carvalho Nabuco D’Ávila (conselheira do Tribunal de Contas do Estado)

Grau Oficial

– José do Carmo Garcia (presidente da Associação Brasileira de Municípios)
– Kátia Born Ribeiro (ex-prefeita de Maceió)
– Luiz Paulo Velloso Lucas (ex-prefeito de Vitória)
– Paulo Ziulkoski

Grau Cavaleiro

– Eugênio Dezen (gerente geral da Petrobras AL/SE)
– Antônio M. Mattos
– Maria Rute Wynne Cardoso (presidente da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia de Sergipe – Avosos)
– Maria Lúcia do Prado Menezes Silva (que realiza trabalhos sociais no bairro Santa Maria)
– Zacaria Isidoro Cardoso (ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.