[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, homenageou no final da tarde de hoje 14 personalidades ilustres que contribuíram com seus trabalhos para o desenvolvimento e engrandecimento do estado de Sergipe e da capital, Aracaju. A solenidade de entrega das medalhas da Ordem do Mérito Cultural Ignácio Barbosa e da Ordem do Mérito Serigy aconteceu no auditório da Sociedade Semear e contou com a presença de inúmeras autoridades políticas, militares e jurídicas, além de representantes da cultura sergipana.

“Como todos os anos, os sergipanos estão sendo convidados a lembrar, a refletir, a aprender com o passado e projetar para o futuro as esperanças e expectativas da gente que vive nesta cidade. Hoje, Aracaju divide sua festa com homens e mulheres que a engrandeceram na cultura, na política, na educação e na fé”, disse o prefeito Marcelo Déda.

De acordo com o ele, Aracaju sai mais rica, bela e brilhante da homenagem prestada hoje. “Ao homenagear cada um dos senhores, a cidade identifica, agradece e se auto-homenageia nas qualidades e nos talentos de cada um dos que aqui vieram receber a Ordem do Mérito Cultural com o patrocínio do nosso fundador, Ignácio Barbosa, e a Ordem do Mérito que traz no seu nome a figura forte do cacique Serigy, líder de homens e mulheres livres que resistiram bravamente à chegada dos portugueses”, ressaltou.

As medalhas do Mérito Cultural Ignácio Barbosa foram entregues aos ilustres jornalistas Célio Nunes e Paulo Roberto Dantas Brandão; aos cantores e compositores João Melo, Paulo Lobo e Cláudio Miguel; à artista plástica Lânia Duarte; à produtora cultural Rosângela Rocha Santos; ao poeta Wagner da Silva Ribeiro; à diretora do Colégio do Salvador, Bernadete Galrão Leite; e ao conferencista Benjamim Teixeira de Aguiar.

Foram homenageados com a medalha da Ordem do Mérito Serigy o ministro da Saúde Humberto Costa, que não pôde comparecer ao evento; com o grau de grande oficial Dom Mário Rino Sivieri; com o grau de comendador o professor doutor e cirurgião cardíaco José Teles de Mendonça e o médico já falecido Benjamim Alves de Carvalho, representado pelo filho Francisco Benjamin Alves de Carvalho; com o grau de cavaleiro Gervásio dos Santos, o Careca, representado pelo neto Carlos Max Prejuízo; e com o grau de oficial o ex-pedreiro e bibliófilo Evando dos Santos, que se emocionou muito com a homenagem e chegou a chorar.

Evando Santos

Todos os anos a Prefeitura de Aracaju busca encontrar pessoas menos conhecidas do público, mas que tenham prestado um serviço de relevância à comunidade. O ex-pedreiro sergipano Evando dos Santos, descoberto pelos jornais mais importantes do Brasil e até pelo espanhol El País, foi responsável pela montagem da biblioteca comunitária Tobias Barreto de Menezes, no bairro Vila da Penha, na cidade do Rio de Janeiro.

Em reconhecimento ao trabalho de Evando dos Santos, o prefeito Marcelo Déda contou a sua trajetória desde quando juntou os primeiros livros no Rio de Janeiro até receber o reconhecimento do arquiteto Oscar Niemeyer, que deu a ele um projeto de construção da biblioteca com a qual ele sonha até hoje. “Não é o passeio pelas academias que faz de alguém sábio. Com sua paixão pelos livros, você levou a sua capacidade e a vontade de compartilhar do nosso povo”, disse Marcelo Déda. “Seu exemplo é motivo de orgulho para todos nós, e por isso Aracaju lhe diz com essa simples medalha, muito obrigado!”, concluiu.

Dentre outras autoridades, participaram da solenidade o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Mendonça, representante do governador do Estado, João Alves Filho; o desembargador José Artêmio Barreto, representante do Tribunal de Justiça; o vice-prefeito Edvaldo Nogueira, o presidente da Câmara de Aracaju, vereador Sérgio Góes; o secretário municipal de Governo e chanceler da Ordem do Mérito Serigy, José de Oliveira Júnior; o procurador geral do município de Aracaju, Clóvis Barbosa; e a secretária municipal de Educação, Rosangela Santana.

No dia 17, data do aniversário da cidade, o prefeito Marcelo Déda havia entregue ao cantor mineiro Milton Nascimento a medalha do Mérito Cultural Ignácio Barbosa. A homenagem foi feita no palco durante o show na praça de eventos Hilton Lopes diante de um público estimado em 50 mil pessoas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.