[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), em parceria com o Sebrae, promove Curso de Capacitação na Tecnologia Social na Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), voltado para os técnicos da Cohidro.

Na manhã da última terça-feira, 30, no escritório do Perímetro Piauí, em Lagarto, teve inicio o curso de capacitação com a palestra do consultor do Sebrae em Sergipe, o engenheiro agrônomo Clélio Vilanova, teorizando sobre a concepção da Tecnologia Social Pais e, no período da tarde, os participantes iniciaram a parte prática do curso com a demarcação da área produtiva.
O objetivo da produção, que possui uma tecnologia social, é dar ao agricultor acesso aos produtos agroecológicos que irão potencializar a alimentação por meio de fontes protéicas.

O Pais funciona de forma integrada entre o mundo animal e vegetal, onde a base está na reciclagem dentro do próprio espaço. “Dessa forma, reduzimos a quantidade de insumo vindo de fora da propriedade. O esterco das galinhas pode suprir a necessidade do adubo orgânico dentro da horta”, explica Adriana Vaz, técnica do Sebrae/SE. O espaço do agricultor será dividido em tabuleiros de forma circular, pois assim, ele é melhor aproveitado.

A técnica fala ainda que o projeto irá beneficiar 100 famílias em todos os perímetros irrigados da Cohidro. “A expectativa é muito grande. Estamos desde 2009 batalhando e hoje, aqui em Lagarto, damos, o pontapé inicial neste que é um projeto maravilhoso”, continua Adriana.

Para o chefe do Perímetro Piauí, Marcos Emílio, o projeto de modo geral é de suma importância para o Estado de Sergipe. “É uma honra receber a primeira unidade demonstrativa aqui no Piauí, e espero que logo estejam nos demais perímetros beneficiando mais e mais famílias”, declara.

O Pais visa não só oferecer um alimento de qualidade para a população sergipana, mas também a melhoria de vida dos produtores que otimizaram a produção em boa quantidade e qualidade diferenciada. O curso acontece nos dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro.

Programação:

Dia 31/08
08:30h às 10:00h – Construção do galinheiro (prática)
10:00h às 10:30h – Lanche
10:30h às 12:30h – Construção do galinheiro (prática)
12:30h às 14:00h – Almoço
14:00h ás 17:30h – Construção de canteiros e quintal agroecológico e montagem da irrigação (prática)

1º/09
08:30h às 10:00h – Construção de canteiros e quintal agroecológico e montagem da irrigação (prática)
10:00h às 10:30 – Lanche
10:30h às 12:30h – Construção de viveiro de mudas e plantios de hortaliças  e fruteiras (Prática)
12:30h às 14:00h – Almoço
14:00h às 17:00h – Construção de viveiro de mudas e plantios de hortaliças  e fruteiras (Prática)
17:30h às 18:00h – Encerramento

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.