[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Banco do Estado de Sergipe (Banese), começa a pagar a transferência de renda do programa ‘Mão Amiga’ nesta quarta e quinta-feiras, dias 1º e 2 de dezembro ,para 4.684 produtores rurais da laranja de 14 municípios sergipanos. O programa beneficia o trabalhador rural com R$ 190 mensais durante os quatro meses da entressafra, que vai de novembro a fevereiro, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecep).

Nessa etapa, o pagamento se refere ao 1º processamento de transferência e 2.587 trabalhadores rurais receberão seus cartões para saque nas agências ou ponto Banese. Os demais, como já possuem o cartão e já foram recadastrados, poderão ir diretamente aos postos do banco para sacar o pagamento. Durante a primeira quinzena de dezembro, a Seides informará sobre o resultado final de aprovados no programa ‘Mão Amiga’ – Laranja, em 2010, que equivale ao 2º processamento, totalizando aproximadamente um número de 5000 beneficiários.

Os municípios atendidos pelo programa ‘Mão Amiga’ no período da entrassafra da laranja são: Pedrinhas, Salgado, Indiaroba, Umbaúba, Boquim, Lagarto, Itabaianinha, Itaporanga, Estância, Santa Luzia do Itanhy, Arauá, Tomar do Geru, Cristinápolis e Riachão do Dantas. Para receber o benefício, o trabalhador rural deve atender a dois critérios básicos: estar inscrito no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e pertencer a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, além de residir no município contemplado pelo Programa.

Implantado pelo Governo de Sergipe, através da Lei 6.697 de 1º de outubro de 2009, o Programa ‘Mão Amiga’ integra as ações do Departamento de Renda e Cidadania da Seides com o objetivo de minimizar os efeitos da entressafra sobre os trabalhadores rurais. O programa também contribui para a melhoria das condições de vida desses trabalhadores, promovendo a participação em cursos de qualificação profissional, alfabetização e cuidados com a saúde pessoal e coletiva.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.