CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ampliar cada vez mais a discussão sobre gestão democrática tem sido um dos principais compromissos da Secretaria de Participação Popular do município de Aracaju. No último domingo, dia 4, no I Seminário de Educação promovido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA -, realizado em Nossa Senhora da Glória, 90 professores e inúmeros estudantes de pedagogia pararam para ouvir e debater o tema “Cidadania e Gestão Democrática das Cidades”, em palestra ministrada pelo secretário de Participação Popular, Anderson Farias.
O evento foi destinado a universitários da rede que representa a UVA nos municípios de Glória, Monte Alegre, Canindé, Feira Nova, Graccho Cardoso, Poço Redondo e Nsa. Sra. Aparecida.
Durante a palestra, o secretário apresentou aos futuros pedagogos como funciona o Orçamento Participativo em Aracaju, apontando-o como um eixo para novas formas de governo, uma solução para o esgotamento dos modelos tradicionais de gestão que não priorizam a participação popular. Outro ponto de destaque da palestra foi a explanação sobre a importância do Orçamento Participativo no combate à violência, um dos desafios das administrações atuais que a gestão democrática pode ajudar a resolver.
Como instrumento de combate à exclusão social e como fator agregador de lideranças, o Orçamento Participativo também tem como prioridade o combate à violência, que está diretamente ligada à degradação das condições sociais, quadro que a Prefeitura de Aracaju vem incansavelmente tentando mudar.
Como propostas de contribuição ao combate à violência, o OP já vem trabalhando em vários aspectos, realizando ações que discutam a violência e o resgate da cidadania em plenárias temáticas, através do OP juventude que formula e implementa políticas jovens e, principalmente, levando campanhas educativas às escolas e centros formadores através do OP mirim.
Universitários e professores participaram da palestra, debatendo os temas e profundamente interessados na contribuição do Orçamento Participativo. Muitos se disseram surpresos com o que foi exposto, alegando que muitas vezes a mídia distorce a verdadeira atuação dos projetos. O secretário foi parabenizado com entusiasmo pela palestra que serviu de base para futuros projetos. “O importante agora é levar essa discussão ainda mais longe, nas outras regiões que abrangem a UVA, para que possamos apresentar o trabalho do OP aos futuros educadores, e que eles possam aproveitar nossas experiências bem sucedidas”, finalizou Anderson.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados