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[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir de hoje, segunda-feira, a construção do viaduto do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), a maior e mais importante obra urbana dos últimos anos na cidade, avança em mais uma significativa etapa. Desde as primeiras horas da manhã de hoje, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está no canteiro de obras executando a interligação da adutora de água. As novas tubulações têm um diâmetro de 80 cm e uma extensão total de 334 metros. Para que o serviço fosse executado, a Deso interrompeu, temporariamente, o abastecimento de água dos bairros adjacentes. A previsão dos técnicos da empresa é de que, até o final da tarde, o abastecimento seja restabelecido.

“Todas as etapas de construção do viaduto são cuidadosamente planejadas para que sejam reduzidos, ao mínimo, os desconfortos para a população. Colocamos em operação a nova tubulação de gás na última sexta-feira, sem causar qualquer tipo de transtorno. A nova tubulação de gás implantada tem uma extensão de 950 metros e a Sergás aproveitou a oportunidades para fazer também a ampliação da sua rede”, informa o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), engenheiro Valmor Barbosa Bezerra.

Vencida mais esta etapa, as obras de construção do viaduto vão ganhar uma nova dimensão. Com a liberação do canteiro central da rótula, após o início da operação das adutoras recém-implantadas, toda a área estará livre e, a partir desta semana, terá continuidade a execução das estacas e a construção de pilares e blocos restantes. Até o momento, foram executadas 224 estacas, 10 blocos de sapatas, um bloco de encontro e 18 pilares. Quando concluído, o viaduto terá uma extensão de 347,5 metros, 76 pilares, seis blocos de encontro, 38 blocos de sapatas e quatro alças.

Enquanto o serviço na adutora de água é executado, uma frente de trabalho está concluindo a implantação da rede de drenagem ao lado do Teatro Tobias Barreto. Ao mesmo tempo, outra equipe conclui a construção da cerca em frente à Codise e, a partir de amanhã, será executado o serviço de terraplenagem na pista em frente à Codise, para que o acesso definitivo naquela área seja finalizado.

A obra, administrada pela Emurb, vai desafogar o intenso tráfego de veículos e organizar o trânsito entre as avenidas Adélia Franco e Heráclito Rollemberg, que ligam a cidade de norte a sul, e a avenida Tancredo Neves, que passa pela interseção delas, ligando a entrada da capital à avenida Beira Mar. A construção do viaduto tornou-se fundamental pelo grande fluxo de ônibus causado pelo terminal de integração do DIA, a movimentação de carros comuns e caminhões por conta das fábricas, e o tráfego intenso ocasionado pelo Teatro Tobias Barreto (TTB), supermercado Extra e, futuramente, pela catedral da Igreja Universal do Reino de Deus. Bairros populosos como o Orlando Dantas, Santa Maria, Atalaia, o conjunto Augusto Franco e a zona de expansão da Aruana, que inclui milhares de novas famílias moradoras do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), serão extremamente beneficiados com a obra. Atualmente, cerca de 85 carros passam pela rótula do DIA a cada minuto.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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