[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As obras para construção da ponte sobre o rio Piauí estão avançando dentro ritmo planejado. Das 160 estacas que serão colocadas, 14 já foram cravadas e cerca de 300 operários trabalham no serviço. A obra do Governo de Sergipe, executada por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), ligará os municípios de Estância e Indiaroba, mais precisamente os povoados de Porto do Cavalo à Terra Caída.
 
No momento, a construção está avançando na margem do rio do lado de Indiaroba. A partir do 24º apoio, que se localizará no centro da ponte, uma segunda frente começará a trabalhar no sentido contrário, ou seja, voltando para a margem Em seguida, quando todo um lado estiver pronto, terá início a construção dos apoios do lado de Estância.
 
O investimento de R$ 106 milhões terá 1,712 km de extensão, duas pistas de rolamento, acostamento de 1,5 metros de cada lado, corrimão e divisor de vias, totalizando 14,2 metros de largura. A ponte fará com que a distância entre Aracaju e Salvador seja diminuída em 70 quilômetros.
 
A limpeza do terreno e a instalação do canteiro de obras e da usina de concreto já foram concluídas. A produção diária de concreto da usina chega a cerca de 100 metros cúbicos, que são utilizados na construção.

Vigas
 

Em um espaço próximo à obra, estão sendo fabricadas as vigas pré-moldadas que farão parte da superestrutura. Elas serão instaladas ligando um apoio ao outro, depois que o 24º apoio for construído. O trabalho de sondagem ainda continua sendo realizado para encontrar a rocha onde os pilares dos apoios serão fixados. A previsão é de que a obra seja concluída em abril de 2011.
 
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a ponte irá acelerar o desenvolvimento da região. “É uma obra grandiosa. Ela vai permitir que as pessoas se desloquem para a capital com mais facilidade, tanto a trabalho como a passeio, assim como as de Aracaju vão poder ir e voltar no momento em que desejarem. Tenho certeza que o turismo também será fortalecido porque a população de Salvador, através da linha verde, poderá usar a ponte para chegar a Aracaju, que tem uma orla belíssima”, comentou Barbosa.
 
 Ainda de acordo com o secretário, o Governo do Estado quer continuar avançando com obras na região, a exemplo da Caueira, onde cerca de R$ 100 milhões estão sendo investidos em esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem.  “O Governo está cuidando desses municípios para inserir Sergipe entre os Estados de pontos turísticos notáveis. São esses investimentos que vão trazer essa percepção para os demais”, declarou.
 
População
 
De acordo com morador de Porto do Mato, povoado localizado em Estância, Flávio Jatobá, com o Governo atual a obra de fato está sendo executada. “Há muito tempo tinha ouvido a notícia de que haveria uma ponte sobre o rio Piauí, mas só agora é que podemos ver acontecer” declarou.
 
“A partir dessa ponte é que um grande progresso vai chegar à região. Vai haver uma maior integração entre Aracaju e Salvador o que, consequentemente, trará um crescimento para todos os povoados próximos. Antes de a ponte estar pronta já estamos vendo um grande interesse pela região, imagine quando ela estiver concluída”, comentou Flávio.
 
Para Rosivalda de Oliveira, proprietária de um restaurante em Estância, é esperado um aumento no movimento de pessoas. “Com a ponte vai ser muito mais fácil e confortável fazer a travessia do rio, pois não precisaremos mais da balsa. Dessa forma, a gente espera que as pessoas venham visitar mais a região”, disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.