[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O projeto ´Quarta às Quatro´ do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), mantido pela Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), vai promover hoje, quarta-feira, uma palestra com o diretor de fotografia Damien Chemin com o tema ´O papel do Diretor de Fotografia na realização audiovisual´. O evento é gratuito e está marcado para as 16 horas na sede do Núcleo na rua Lagarto, nº 2161.

Nascido em Bruxelas, capital da Bélgica, Chemin é formado em História da Arte e Direção de Fotografia em sua cidade natal e em Londres, na Inglaterra. Ele já trabalhou como diretor de fotografia em diversos países da Europa e em 2001 começou a dirigir seus próprios filmes. Cinco curtas-metragens e um documentário de longa duração realizado no Nordeste brasileiro já fazem parte da carreira do diretor.

“Estou preparando a filmagem do sexto curta, mais ambicioso que os outros, e estou desenvolvendo um roteiro de longa-metragem”, conta Damien Chimen, que conheceu sua esposa durante as gravações do documentário no sertão nordestino. “Voltei por isso, e também porque gostei da região e da idéia de morar aqui. Ainda não conheço o mercado audiovisual, porque faz pouco tempo que cheguei”, acrescenta.

Apesar de saber que a infraestrutura audiovisual em Sergipe ainda precisa crescer muito, o diretor mostrou-se impressionado com o que encontrou no NPDOV. “Acho lógico que essa estrutura ainda não esteja bem desenvolvida porque são sempre as metrópoles que a concentram. Isto acontece também na França, na Bélgica e em todos os lugares do mundo. Mas fiquei surpreso em descobrir algumas empresas bem equipadas e este núcleo de formação audiovisual. Há pessoas com uma grande vontade de desenvolver esse mercado”, avalia.

Para Chimen, o trabalho de formação profissional com acesso aos equipamentos e técnicas trabalhadas pelo NPDOV vai contribuir no desenvolvimento de vocações regionais. “É muito importante que exista um tipo de laboratório para que as pessoas que querem fazer filmes tenham um espaço para a discussão de idéias e possíveis encontros. Esse aspecto é muito importante porque filme sempre é um trabalho coletivo”, explica.

O Céu de Suely

Amanhã, quinta-feira, o projeto ´Quinta Cinematográfica´, também do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, vai apresentar no MovieCom do Shopping Riomar a pré-estréia do filme ´O Céu de Suely´, dirigido por Karim Aïnouz (diretor de Madame Satã e co-roteirista dos filmes Abril Despedaçado, Cidade Baixa e Cinema, Aspirinas e Urubus).

´O Céu de Suely´ foi considerado pela crítica especializada como o melhor filme nacional de 2006. A primeira sessão da película em Aracaju vai acontecer às 21 horas com entrada franca, numa ação conjunta da Prefeitura de Aracaju, Cine Vídeo e Educação – Ações Culturais e Moviecom Cinemas.

“A pré-estréia contará com a presença da atriz principal do filme, Hermila Guedes, que recentemente interpretou Elis Regina em especial da rede Globo de Televisão”, comenta o coordenador do NPD Orlando Vieira, Paulo Rogério Fernandes. Os ingressos poderão ser retirados a partir de hoje, quarta-feira, nas bilheterias do cinema. ´O Céu de Suely´ entrará em cartaz em circuito nacional a partir do dia 2 de fevereiro.

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira fica localizado na rua Lagarto, nº 2161. Informações: (79) 8821-4928.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.