[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O novo analisador automatizado de bioquímica Dimension A.R. instalado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) na última semana está proporcionando maior rapidez no tempo de resposta dos exames bioquímicos. A aquisição do equipamento, que realiza cerca de 300 testes por hora com uma pequena amostra de sangue para fazer várias dosagens químicas, faz parte da Reforma Sanitária de Sergipe, que inclui a reestruturação da rede hospitalar do Estado.

Com o novo equipamento, não será mais necessário enviar as amostras para qualquer outra unidade, a exemplo do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e Laboratório Central (Lacen), como vinha sendo feito nos últimos três meses. Isto porque a máquina manual precisava de constantes manutenções por conta do grande volume de testes feitos no Laboratório da maternidade, que chegam a uma média de 3,5 mil por mês.

Segundo a biomédica Leila Gonçalves, a máquina oferece resultados de exames bioquímicos mais precisos e rápidos, como o de bilirrubina, que identifica se o bebê tem ou não icterícia (coloração amarelada da pele provocada pelo excesso do pigmento bilirrubina). "Um teste deste tipo, que era feito em outra unidade hospitalar e demandava mais tempo, agora fica pronto em 11 minutos", destaca.

De acordo com ela, isso significa um ganho muito grande para toda a maternidade, principalmente para os recém-nascidos. "Os prematuros nascem com um nível de icterícia elevado e, a depender de seu peso, o bebê passa por um processo de transfusão do sangue, que deve ser feita rapidamente para evitar uma possível paralisia cerebral. Por isso temos a necessidade de ter o resultado do exame o quanto antes", ressalta a biomédica.

Como todos os exames bioquímicos da maternidade eram feitos de forma manual, os resultados costumavam sair de um dia para o outro. Atualmente, eles são entregues no mesmo turno do dia, ou seja, o sangue colhido pela manhã é processado na máquina com reagente e o resultado sai na mesma manhã.

"Com o aparelho manual, a gente precisava coletar uma amostragem maior de sangue, o que não era fácil conseguir porque lidamos com recém-nascidos. Já com o novo equipamento, faço dez vezes mais exames com a mesma quantidade de sangue utilizada para apenas um teste na máquina manual. Além disso, há economia na quantidade de reagentes utilizados", explica Leila Gonçalves.

Agilidade e eficiência

Outra vantagem do Dimension A.R. é a reprodutividade precisa, isto é, os valores dos resultados são sempre os mesmos a cada vez em que o exame é repetido, ao contrário do método manual. Além disso, ele é o único que fabrica a própria cubeta (recipiente lacrado onde são misturadas as amostras de sangue ao reagente – produto químico que vai reagir com o sangue e dar um valor ao teste). De acordo com Leila Gonçalves, isso é mais uma segurança para o biomédico na hora de desprezar o material, pois não há contato direto com o sangue do paciente.

Investimentos

A obtenção do Dimension A.R. faz parte do plano de reestruturação das unidades de saúde do Estado, com novos e modernos equipamentos que vão proporcionar um melhor atendimento e assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de melhoria nos processos de trabalho.

Para reforçar o Parque Tecnológico da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), a Secretaria de Estado da Saúde já investiu aproximadamente R$ 230 mil na compra de 20 oxímetros de pulso e 12 monitores multiparâmetros para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), e ainda, 20 laringoscópios completos e 20 guias de entubação.

Outros investimentos que estão sendo realizados pela SES vão garantir a qualidade dos procedimentos, como a aquisição de três incubadoras Vision, sete berços aquecidos, cinco aparelhos de fototerapia, três aspiradores, que estão previstos para chegar em julho. O Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) também já recebeu este mais de 3,5 milhões em novos equipamentos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.