[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolve em nove escolas da rede o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, trabalho realizado juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da coordenação de DST/Aids. Iniciado em 2004 como projeto piloto nas escolas Laonte Gama e Antônio da Costa Melo, o programa cresceu e hoje está articulado com os Ministérios da Educação e Saúde, envolvendo também as esferas federal e estadual.

A partir de 2005 mais sete escolas aderiram ao programa: Alcebíades Vilas Boas; Anísio Teixeira; José Araújo; Deputado Jaime Araújo; General Freitas Brandão; Sérgio Francisco e Thétis Nunes. E no interior do Estado está presente nos municípios de Barra dos Coqueiros, Boquim, Campo do Brito, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

Por meio do Grupo Gestor, composto pelas secretarias municipais e estaduais de Educação e Saúde, Universidade Federal de Sergipe, Sociedade Semear e Escola Agrotécnica de Sergipe as atividades são concretizadas. Além de articular todos os trabalhos implantados nas escolas, esse grupo permite a formação continuada e a capacitação dos professores envolvidos para que eles possam trabalhar as temáticas de forma adequada na sala de aula.

De acordo com a professora Telma Barreto, que é coordenadora do programa, é urgente a necessidade de educar os adolescentes de 5ª a 8ª séries. “Principalmente nas escolas públicas é preciso incluir na educação os temas da sexualidade, gravidez na adolescência, abuso e exploração sexual, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) e outros temas. Mas é fundamental levar o aluno à reflexão, fazer perguntas para que eles cheguem às respostas, sendo o professor um facilitador”, informou.

De acordo com a professora, o trabalho em sala de aula tenta desmistificar o tema, quebrar os tabus do preconceito e incentivar o cuidado com a saúde e a auto-estima. A informação é passada sem pressionar ou amedrontar o jovem, de maneira lúdica através de teatro, filmes e música dentro de cada disciplina.

Difusão do trabalho

No início do mês de junho passado a professora Mônica Ismerin, que ensina Ciências na EMEF Jaime Araújo, no bairro Soledade, e trabalha o Programa de Saúde e Prevenção para 10 turmas, apresentou o seu trabalho no 10º Encontro Nacional de Educadores de Prevenção das DST e Aids (Educaids) em São Paulo. Ela também participou do Congresso Latino Americano de Sexologia e Educação Sexual, realizado em Salvador no mês de abril.

“O apoio da Secretaria Municipal de Educação é fundamental para que a gente participe, se capacite e divulgue o trabalho que é realizado em Aracaju e Sergipe. Nesses encontros eu descobri que Sergipe vem trabalhando bem em comparação com outros Estados; eu, por exemplo, dou aula há 15 anos e há pelo menos 10 trabalho o tema da sexualidade em sala de aula”, contou Ismerin.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.