CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta quinta-feira, 28, teve início a realização de um novo mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Regional de Estância. Até amanhã, sexta-feira, cerca de 140 pacientes serão operados para ter a visão recuperada. Todos os selecionados para a cirurgia vivem em municípios que fazem parte da região sul do Estado. A iniciativa é uma realização do Ministério da Saúde em parceria com o Governo de Sergipe, prefeitura de Estância e Instituto de Oftalmológico de Sergipe (IOSE).

Para a realização da cirurgias, uma equipe de 40 funcionários do IOSE, entre eles, médicos oftalmologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalham no local. De acordo com a enfermeira responsável, Adhara Shuamme, hoje foram convocados 100 pacientes.

“Nós convocamos 100 pacientes neste primeiro dia porque temos sempre uma percentagem de faltosos ou pacientes que não podem realizar a cirurgia por algum motivo, pois apresentam taxas elevadas de glicemia ou pressão arterial e que são fatores relevantes para que esses pacientes não realizem a cirurgia. A expectativa é que possamos operar até 140 pacientes nesses dois dias”, destacou.

Nayara Meneses dos Santos é a responsável em passar todas as informações no pós-operatório dos paciente. Ela destaca que os cuidados devem ser tomados até 30 dias após a realização da cirurgia.

“O médico passa uma prescrição da medicação que eles devem utilizar durante os 30 dias, como o uso de dois tipos de colírio e, além disso, recomendamos o uso dos óculos escuros. Esses pacientes devem realizar a higienização correta dos olhos, não ficar de cabeça baixa, procurar não dormir com a cabeça apoiada no lado do olho que foi operado. Ao lavar o cabelo ter o cuidado para a espuma não cair no olho, não coçar os olhos e nem fazer nenhum tipo de movimento brusco que vá prejudicar essa recuperação. Todos esses cuidados são necessários, porque na cirurgia de catarata é colocada uma lente intra-ocular e é preciso ter o máximo de cuidado para não descolar essa lente. Os cuidados também devem ser tomados na alimentação, devendo evitar carne de porco e mariscos”, reforça.

De acordo com a gerente de enfermagem do Hospital de Estância, Monica dos Santos Souza, o hospital funciona normalmente, em paralelo à realização do mutirão. “Para a realização das cirurgias nós disponibilizados diversos espaços como o centro cirúrgico e salas de apoio para os cuidados com esses pacientes.  Mas o mutirão não interfere em nada no funcionamento do hospital, que continua realizando os atendimentos normalmente”, informa.

Morador do município de Boquim, o paciente José Firmino dos Santos aos 72 anos não tem a visão do olho direito há alguns anos, devido à catarata. Enquanto aguarda pela realização da cirurgia, ele comenta que não vê a hora de poder voltar a olhar o mundo ao seu redor. “Na verdade eu passei muito tempo sem saber que estava com catarata. Quando fui realizar uma consulta no posto de saúde do povoado onde moro, o médico solicitou a realização de exames. Agora estou aqui aguardando a cirurgia, com um pouco de medo, pois é a primeira vez que vou ser operado, mas feliz por poder voltar a enxergar”, afirma.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados