[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As crianças assistidas na Pediatria do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) receberam na tarde de quinta-feira, 27, a visita da biblioteca itinerante ‘Marinete do Saber’, da Secretaria de Educação de Aracaju. A visita encerrou uma vasta programação de natal, repleta de atividades artísticas e recreativas, que os profissionais da Pediatria do HUSE promoveram para as crianças assistidas na unidade.  

A visita do ônibus adaptado em forma de biblioteca proporcionou uma tarde de leitura, sonhos e muita imaginação para a garotada. Fora do ambiente hospitalar e diante de um grande acervo de livros infantis, a professora do projeto, Telma Santos da Silva, contava histórias e interagia com os pequenos. "Quando recebemos o convite do hospital, ficamos surpresos. Essa é a primeira vez que trabalhamos a Marinete com crianças hospitalizadas e a experiência foi sensacional", comentou a professora. 

Para que todas as crianças pudessem participar do baú de leituras, a equipe da Pediatria do HUSE montou um esquema para conciliar os horários. Apenas as crianças de colo e as que se encontravam em situação mais delicada não puderam participar.

"Nós conversamos com a equipe médica e com os nutricionistas e solicitamos que as medicações das crianças fossem aplicadas num horário em que pudéssemos conciliar com a atividade", explicou a assistente social do hospital, Goreti Figueiredo.

Para Patrícia Gonçalves, mãe da pequena Helen Noeli, as atividades fora do leito e do ambiente hospitalar favorecem o bem estar e a recuperação da auto-estima das crianças. "É muito incômodo passar o dia inteiro dentro de um quarto de hospital. Aqui fora, elas se sentem mais entusiasmadas", disse.

Programação

Durante a manhã, a programação da unidade foi animada pelo coral ‘Vozes da Inocência’, composto por crianças do bairro Soledade. O grupo existe há dois anos e é coordenado pela funcionária do HUSE Maria do Carmo de Jesus. Atualmente, 41 crianças integram o projeto, que se mantém com doações de parceiros.  

A programação natalina da Pediatria do HUSE teve início no dia 5 de dezembro. Durante todo o mês, atividades envolvendo apresentações de grupos de corais, grupos teatrais, folclóricos e grupos de dança proporcionaram a alegria das crianças atendidas na unidade.

De acordo com Goreti Figueiredo, as atividades de recreação são desenvolvidas pela coordenação da unidade durante o ano todo e enfatizadas nas principais datas comemorativas. "Nossa meta é sempre humanizar o atendimento e tornar o ambiente hospitalar mais harmonioso para as crianças", explicou a assistente social.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.