CONHEÇA NOSSA LOJA!
Município garante a realização do Teste do Pezinho nas unidades de saúde

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mais conhecido como Teste do Pezinho, a triagem neonatal é de extrema importância para assegurar a saúde da criança recém-nascida por detectar algumas doenças nos primeiros dias de vida, o que aumenta a chance de cura do bebê. A atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cumprindo os deveres de oferecer um serviço de saúde com qualidade, disponibiliza esse exame em quatro Unidades de Saúde da Família (USF) na rede municipal: a USF Maria do Céu, no Centro; USF João Oliveira Sobral, no Santos Dumont; USF Augusto Franco, no conjunto Augusto Franco; e a USF Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas.

Segundo a coordenadora do Programa da Saúde da Criança, Cleide Virgínia, em 2004 foram realizados cerca de sete mil exames, com 13 alterações detectadas. “O índice é muito baixo, mas esse dado não tira a importância do exame, pois as patologias podem comprometer o desenvolvimento da criança”, explica Cleide.

O teste realizado no município, através do laboratório do Hospital Universitário, faz a leitura de duas patologias, o hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria. “Em casos de resultados positivos a direção da unidade de saúde entra em contato com a família da criança para as devidas providências serem tomadas”, garante a coordenadora Cleide.

O teste do pezinho consiste na coleta de algumas gotas de sangue, geralmente tiradas do calcanhar do bebê, para a realização dos exames. A maioria dos bebês que têm essas doenças detectadas nasce aparentemente normal, por isso o teste deve ser feito entre o quinto e o trigésimo dia após o nascimento.

O tratamento iniciado precocemente, normalmente antes dos dois meses de vida, após o diagnóstico, possui grande probabilidade de cura. A prevenção exige que todos os recém-nascidos sejam testados, mesmo que não apresentem nenhum sintoma clínico anormal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados