[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Se algum visitante chegasse a Carira, o que a cidade teria de bonito para mostrar? Alguém sabe a origem do nome da cidade?  O que é turismo? Assim começou a conversa com a platéia do Cine Emsetur, montado no estande da Empresa Sergipana de Turismo durante o ‘Sergipe de Todos, ‘ evento promovido pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 26.

Nesta edição, o programa chegou ao município do extremo agreste sergipano já na fronteira com a Bahia.  O Cine Emsetur aborda através de dois vídeos uma discussão sobre o turismo e a cultura nos municípios por onde passa.  Cristiane Souza trouxe seus filhos, Gustavo e Fabiana, até o estande. “Foi bom porque foi um divertimento, um lazer. Eles acabam aprendendo um pouco mais sobre Sergipe também. Eu e minha família já viajamos até Capela”, afirmou Cristiane.

Dois vídeos são exibidos no estande: ‘Vem Pra Sergipe’, um vídeo  que mostra imagens dos principais atrativos turísticos de Sergipe e “Minha Terra é Sergipe”, feito em parceria com a Aperipê TV, e exibe  belas imagens da cultura do Estado – a Festa do Mastro de Capela, São João de Estância, além de imagens das orquestras Sinfônica e ‘Sanfônica’ de Aracaju.

Trabalhador de uma oficina, Maurício Aleixo também esteve no estande da Emsetur.   “Gostei muito. É bom ver as tradições, o turismo do Estado. Carira tem cultura para mostrar. Aqui é a terra do milho e do feijão”, explica Maurício.

Campanha

Além do Cine Emsetur, outra iniciativa da Empresa de Turismo é o trabalho preventivo da Campanha ‘Exploração Sexual não é Brincadeira, É Crime!’,  que tem como objetivo massificar o número do disque denúncia estadual –  (79) 3213 7000 – para crimes de violência sexual.

Segundo a coordenadora da campanha na Emsetur, Maria de Lourdes, divulgar o número  é essencial para enfrentar o crime da exploração sexual de crianças e adolescentes. “Estamos espalhando 200 adesivos na cidade e foram distribuídos 100 cartazes com o número do disque-denúncia, além de ventarolas e panfletos. Ao ligar, o denunciante não precisa se identificar e pode fazer ligação a cobrar”. Além da divulgação, está prevista uma palestra no município com agentes de saúde, professores, conselheiros tutelares e dos direitos da infância.

Carira

Para chegar a Carira, o melhor trajeto é a  BR – 235.  No caminho, o visitante passará por Itabaiana, onde fica localizado o Parque Nacional da Serra de Itabaiana; passando pelo município de Frei Paulo, na qual há o povoado de Alagadiço, onde fica o Museu do Cangaço.

Carira é conhecida pela produção de milho.  Também está ligada ao milho a história da índia conhecida como Mãe Carira, que deu origem ao nome do município.  O local mais antigo da cidade é a ‘Rua Velha’, onde está localizada a Praça Cândido Moreira.  Também é do município um dos sanfoneiros mais conhecidos de Sergipe – Erivaldo de Carira.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.