[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dando continuidade à programação itinerante da I Mostra de Arte Social, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizará uma grande exposição de trabalhos artísticos e artesanais nesta quinta-feira, dia 1º, na praça Fausto Cardoso. As atividades da I Mostra serão iniciadas a partir das 8h30 com uma série de atrações artísticas.

A Mostra de Arte Social traduz uma espécie de prestação de contas à sociedade sobre os resultados práticos das políticas sociais executadas pela Prefeitura de Aracaju em defesa dos direitos da pessoa humana, conforme preconizados pela Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelo Estatuto do Idoso.

Por onde a Mostra de Arte Social passou encantou o público. O ator e bailarino Eduardo Freitas, do Rio de Janeiro, ficou emocionado com o trabalho da PMA na descoberta de talentos em crianças e adolescentes de baixo poder aquisitivo. “É muito difícil trabalhar com comunidades carentes e, introduzi-los na arte, mais ainda devido à opção que o jovem tem de escolhas”, comenta. “Sem dúvida, fazer parte de uma realização como esta, certamente, foi resultado de um trabalho bem conduzido por seus instrutores. Uma experiência como esta muda a vida destes jovens”, diz Eduardo Freitas.

Os educadores sociais da Semasc, por sua vez, vibram com os resultados. “Trabalhar com estes alunos tem sido para mim uma descoberta de talentos”, revela e mosaisista Anna Boerger, responsável pela Oficina de Mosaico. “Muitos me surpreenderam, pois inicialmente não demonstravam interesse pelo trabalho e hoje estes são os melhores”, destaca Anna.

As crianças e os adolescentes inseridos nos programas sociais, por sua vez, comemoram a oportunidade encontrada na Prefeitura de Aracaju. Para Maria Lindinalva dos Santos, 16, fazer parte das oficinas tem modificado sua vida. “Eu costumava ser uma pessoa muito fechada, não tinha amigos e não me interessava muito pelos estudos”, confessa. “Hoje, quando venho para cá, me sinto bem. Esqueço os meus problemas e tenho amigos”, completa. Já Adelmo Gomes Júnior, 17 anos, vê a atividade como uma futura profissão. “Eu não tinha idéia do que era mosaico. Quando descobri, gostei muito, assimilei a técnica muito rápido e pretendo trabalhar como artesão no futuro”, comenta o adolescente.

Acompanhe a programação da I Mostra de Arte Social

DEZEMBRO
Dia 01
Espetáculo Danças Folclóricas
Espetáculo Violência só gera violência
Grande Exposição de Artesanato
Local: Calçadão no centro a partir das 8h30

Dia 07
– Espetáculo Faroeste da fome
– Espetáculo Os palhaços
– Espetáculo O popular do clássico
Local: Calçadão no centro da cidade a partir das16h30

Dia 15
– Espetáculo Violência só gera violência
– Espetáculo Construção do Corpo
– Espetáculo Faroeste da Fome
– Espetáculo Meu Papagaio Joaquim
Local: Calçadão no centro da cidade a partir das 16h30[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.