[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Imagine um dia inteiro de muito lazer, cultura, educação e entretenimento, repleto de atividades esportivas, oficinas artísticas, teatro, cinema e música. Esse é apenas um resumo da programação da sexta edição do circuito ‘Arte em Toda Parte´, que acontece na praça F. Nunes (Praça da Feira) do conjunto Orlando Dantas, no próximo sábado.

O projeto, que é desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), já percorreu alguns bairros da capital, como Bugio, Santos Dumont, Augusto Franco, América e Sol Nascente, promovendo a inclusão social das comunidades aracajuanas e garantindo o acesso da população à produção cultural local.

A presidente da Funcaju, Lucimara Passos, ressalta a importância da iniciativa. "O Arte em Toda Parte é sinônimo do compromisso da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação, com a cultura e o esporte da cidade, buscando uma nova forma de fazer política, que se preocupa de fato em possibilitar uma cidade de todos", comenta.

Participação das unidades

A cada edição, o circuito `Arte em toda Parte´ amplia sua programação e agrega novos parceiros, como as unidades da Funcaju e outras secretarias municipais, contribuindo para o sucesso de sua realização.

Desde a última edição do evento, realizada no conjunto Sol Nascente, no mês de setembro, a Escola Oficina de Artes Valdice Teles coordena as oficinas de capoeira, musicalização, percussão e teatro e também encanta a comunidade com a apresentação do coral `Talentos de Aracaju´.

As bibliotecas públicas Clodomir Silva e Ivone de Menezes, também engajadas na realização do projeto, disponibilizam uma parte do acervo literário para leitura livre e conduzem a ‘Hora do Conto’ para os pequenos moradores do bairro. A novidade agora é a participação da Marinete do Saber, unidade móvel de leitura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que dispõe de um acervo de aproximadamente 3.000 livros infanto-juvenis.

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), que participa do circuito `Arte em Toda Parte´ desde a primeira edição, colabora com a exibição de filmes. Já a Galeria de Artes Álvaro Santos, pela primeira vez engajada, apresenta uma exposição ao ar livre.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) também é parceira do evento. O órgão coordenará um passeio ciclístico com sorteio de bicicletas e promoverá campanhas de educação para o trânsito durante todo o sábado.

Confira a Programação

Manhã: 8h às 12h
Local: Praça S. Nunes (Praça da Feira do Orlando Dantas)

– Passeio ciclístico com sorteio de bicicletas e Campanhas de Educação no Trânsito (Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT). A concentração será às 8h.

– Marinete do Saber, Oficina de história em quadrinhos, Recital de literatura de cordel, Leitura livre e Hora do Conto (Bibliotecas Municipais Ivone de Menezes e Clodomir Silva e Secretaria Municipal de Educação – Semed).

– Oficinas de pintura, flauta doce, violão, capoeira, teatro e percussão e a presentação do grupo `Talentos de Aracaju´ (Escola Oficina de Artes Valdice Teles).

– Atividades recreativas, esportivas e de lazer (resgate de brincadeiras tradicionais, além de xadrez, dama, desenho, pintura, pipas e cama elástica).

– Exposição fotográfica sobre a arquitetura pitoresca da cidade e personagens populares do cotidiano aracajuano, na Escola Municipal Áurea Zamor (Galeria de Artes Álvaro Santos).

– Apresentação de `Talentos do Bairro´ (Grupo de Dança Swing e Corpo de Mola; Projeto Sentireis -Dança, palestra e recitais, da Escola Estadual Benedito Oliveira)

– Oficina de Circo do palhaço Biribinha

Tarde: 13h às 17h
Local: Praça S. Nunes (Praça da Feira do Orlando Dantas)

– Marinete do Saber, Oficina de história em quadrinhos, Recital de literatura de cordel, Leitura livre e Hora do Conto (Bibliotecas Municipais Ivone de Menezes e Clodomir Silva e Secretaria Municipal de Educação – Semed).

– Oficinas de pintura, flauta doce, violão, capoeira, teatro e percussão e a presentação do grupo `Levadas do Erê´ (Escola Oficina de Artes Valdice Teles).

– Atividades recreativas, esportivas e de lazer (resgate de brincadeiras tradicionais, além de xadrez, dama, desenho, pintura, pipas e cama elástica, oficinas de capoeira com grupo local, maculelê e de brinquedos com material reciclado).

– Exposição fotográfica sobre a arquitetura pitoresca da cidade e personagens populares do cotidiano aracajuano, na Escola Municipal Áurea Zamor (Galeria de Artes Álvaro Santos).

– Apresentação de `Talentos do Bairro´ (Companhia de dança SPANDELLY, do Colégio Barão de Mauá; e Grupo Jazz Street Dance, do Bairro Santo Antônio).

Noite: 18h à 01h
Local: Praça S. Nunes (Praça da Feira do Orlando Dantas)

– Exibição de Filmes: Vídeo turístico sobre a cidade de Aracaju e, em seguinda, os curtas `Isabel e o Cachorro Flautista´, `O tamanho que não cai bem´, `Alma Carioca, Um choro de menino´, `Disfarce explosivo´, `O nordestino e o toque de sua lamparina´, `Mitos do Mondo: Como surgiu a noite?´, `Historietas assombradas para crianças malcriadas´.

– Espetáculo Teatral com a companhia Stultífera Navis, apresentando a peça `Mário Jorge: Leia em voz alta para seu estimado cachorro´.

– Apresentações Musicais: Orquestra Sanfônica de Aracaju e bandas Kararoots e Solamento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.