CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A comunidade do conjunto Augusto Franco foi beneficiada durante 50 dias pelo projeto Cultura da Saúde, realizado pela Unidade Básica de Saúde da Família do Augusto Franco. Com o objetivo de esclarecer a população sobre os cuidados com a dengue, o projeto foi finalizado na manhã de hoje, 29, na praça principal do conjunto com a programação Dia D da Educação em Saúde.

Cerca de 60 pessoas, entre alunos e professores das escolas da comunidade, profissionais da Unidade de Saúde e visitantes assistiram a palestras e peças de teatro educativas. Houve também a distribuição de panfletos informativos sobre dengue e DST’s, inclusive com distribuição de brindes aos alunos que soubessem responder às perguntas feitas pelos professores e agentes comunitários de saúde.

A peça teatral “Reisado da Saúde”, formada pelos agentes de saúde da Zoonoses de Aracaju, arrancou risadas das crianças e adolescentes que assistiam com curiosidade o movimento dos bonecos de fantoche e do boi-bumbá.

Foi montada uma barraca onde estavam expostos os trabalhos em material reciclado feitos pelo Grupo de Idosos do Augusto Franco. Além disso, uma outra barraca mostrou plantas medicinais e fontes de alimentação alternativa.

Os alunos das escolas participantes expuseram os seus trabalhos feitos em cartazes sobre a dengue, e o melhor deles foi premiado. Toda a programação tem o objetivo de conscientizar a comunidade sobre as maneiras de se prevenir contra o mosquito da dengue e a proliferação dele, como também divulgar as ações de vigilância epidemiológica no conjunto Augusto Franco, dando ênfase no trabalho de combate à dengue.

Um avanço no programa de prevenção ao mosquito transmissor na unidade do bairro foi a implantação do exame de sorologia, em que é detectado se o paciente teve ou não a dengue. Dos dez primeiros exames feitos no conjunto, oito deram resultado positivo, daí a idéia de intensificar esse trabalho no local.

De acordo com a gerente de endemias da Zoonoses, é muito importante a colaboração da comunidade. “Todos atuando juntos, conseguiremos controlar e exterminar o mosquito transmissor da dengue”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3”][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados