[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, vai realizar a partir deste domingo modificações na feira do conjunto Orlando Dantas. Na tarde de ontem, dia 29, a empresa realizou uma última reunião com proprietários de bancas e com a Fabaju para ratificar a posição da Emsurb nas determinações acordadas na reunião realizada no dia 14 de novembro sobre a organização da feira.
Nesta reunião, os proprietários de bancas e o representante da Fabaju foram comunicados de que no sábado, 1º de dezembro, a Emsurb estará a partir das 16 horas fiscalizando as barracas a serem montadas para a feira. Aquelas que não estiverem de acordo com as especificações definidas na reunião do dia 14 de novembro serão retiradas da feira e substituídas por outras, dentro dos padrões definidos pela Emsurb. No domingo, dia 2, todas as equipes da Emsurb, em conjunto com a Fabaju, SMTT, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária Municipal, estarão a partir das 5 horas organizando a feira.
A reunião do dia 14 de novembro, com representes dos feirantes e moradores do conjunto e da Fabaju, definiu as condições de funcionamento da feira aos domingos. As partes discutiram as reivindicações de feirantes e moradores do local e ouviram dos representantes da Emsurb, Luís Fernando Barreto e Daniel Lessa, as propostas da empresa para melhorar os serviços de limpeza e montagem das bancas. Entre as principais reivindicações feitas pelos moradores, a que mereceu atenção especial foi a instalação de banheiros químicos, que vão ser providenciados pela Emsurb e colocados em um ponto previamente definido. Os custos de instalação por feira desses banheiros serão rateados em partes iguais entre a Emsurb e os proprietários de bancas.

Higiene

A Emsurb manteve-se preocupada com a limpeza do local de realização da feira e se comprometeu em instalar placas educativas para instruir as pessoas sobre manter o local limpo e preservar os equipamentos instalados na praça. Em consenso, a Associação dos Comerciantes e Feirantes do Orlando Dantas assumiu o compromisso de contratar dois vigilantes para evitar a depredação da praça e manter a realização da feira no seu entorno.
Para o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a preocupação da Administração Municipal residia na preservação da praça e questões de higiene. “Recebemos muitas reclamações de moradores com respeito a feirantes que faziam suas necessidades fisiológicas praticamente na porta das casas, e isso não podemos admitir. Chamamos os representantes das partes envolvidas para uma conversa e definimos soluções para acabar com as reclamações de comerciantes e moradores”, explicou Nascimento.
A montagem das bancas passa a ser feita entre o horário das 18 horas às 22 horas do sábado, com o encerramento da feira estipulado para as 13 horas do domingo. A retirada das bancas acontece partir das 16 horas, excepcionalmente. A intenção da Emsurb e limitar essa retirada até às 14 horas. A limpeza da feira será melhorada também com a colocação de sacos de lixo e tonéis para acondicionamento dos descartes produzidos na feira.
As determinações fazem parte de um projeto que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, pretende implantar em todas as feiras realizadas na capital. Segundo o gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Luís Fernando Barreto, a empresa vai implantar as modificações a partir deste domingo e organizar definitivamente as feiras em Aracaju. “Esse é um projeto piloto que a partir deste domingo estará sendo implantado. Posteriormente, outras feiras da capital passarão pelo mesmo processo”, assegura Luís Fernando.
O presidente da Emsurb garante que aos poucos a empresa estará implantando um padrão de organização para essas feiras que vai proporcionar melhorias nas condições higiênicas, organizacionais e estruturais, levando à população e aos feirantes melhor qualidade nos serviços.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.