[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A organização não-governamental Missão Criança Aracaju reuniu na manhã de hoje, dia 30, educadores e familiares das 208 crianças que vão participar do projeto Recriando Caminhos a partir do mês de outubro. O encontro aconteceu na Escola Municipal D. José Vicente Távora, no bairro Manoel Preto, local onde vão funcionar as atividades da jornada complementar promovida pelo projeto.

A garotada foi inserida no projeto graças a uma parceria feita com a Petrobras para a inclusão de mais 500 jovens, o que dobrou o número anterior de atendidos. Na reunião foram definidas as necessidades mais urgentes para melhorar a estrutura física da escola e discutidos os problemas e demandas da comunidade escolar.

“Tivemos uma participação muito efetiva das mães. Espero que as crianças e suas famílias absorvam bem a idéia para que tudo dê certo e os meninos não sejam deslocados do projeto para outras atividades e até mesmo para trabalhar”, disse Maria Auxiliadora Pires, coordenadora geral da Escola Vicente Távora.

Auxiliadora destacou que esta é a primeira vez que a escola vai trabalhar com um atendimento verdadeiramente integral. “O projeto vai ser muito importante porque vai dar suporte em muitas áreas em que não tínhamos antes como a psicologia e a questão cultural mais aprofundada”, disse mencionando as atividades do Baú de Leitura, que difunde entre os jovens a importância do hábito de ler.

A atriz Rita Maia já teve a oportunidade de trabalhar com crianças, mas disse que agora entrou exatamente o que queria fazer. “Eu estou encantada com a proposta da Missão Criança. Isso aqui é tudo o que eu quero porque vou proporcionar com a minha arte mais qualidade de vida e mais oportunidades a estas crianças”, disse animada. “Não estou aqui apenas como quem está no palco, para satisfazer a platéia e receber aplausos. Estou disposta a contribuir para mudar a vida destes meninos e meninas”, finalizou.

Turmas e oficinas

O projeto Recriando Caminhos oferece aos alunos diversas oficinas esportivas, artísticas, de reforço escolar e de estímulo à leitura. De acordo com Dansílvia Carvalho, coordenadora pedagógica de projetos da Missão Criança Aracaju, os estudantes serão divididos em oito turmas, quatro no turno da manhã e quatro à tarde.

“Os meninos e meninas serão divididos por idade: de 7 a 9 anos; de 10 a 12; e de 13 a 16. A idade limite para participar do projeto é 17 anos, mas nenhum dos participantes chegou lá ainda”, informou Dansílvia.

Vão fazer parte das atividades alunos da própria Escola Vicente Távora, e das escolas municipais Alcebíades Melo Vilas Boas e Maria da Glória Macedo, ambas no bairro Industrial, e José Antônio da Costa Melo, no bairro Getúlio Vargas. Alguns dos participantes também virão de escolas estaduais. Todos os alunos receberão uniforme, composto de camiseta e bermuda.

Lançamento

O convênio com a Petrobras será lançado ainda em outubro, em data a ser definida, com apresentações dos grupos que já participam do projeto Recriando Caminhos no bairro Santa Maria, Casa Bom Pastor, Instituto e Creche Menino Jesus e Oratório Festivo São João Bosco.

Além da Petrobras, são parceiros da Missão Criança Aracaju no projeto o Unicef e a Prefeitura de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.