[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A organização não-governamental Missão Criança, que iniciou seus trabalhos em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Unicef, ganha mais um importante colaborador: a Viação Progresso. A empresa de transportes estará doando mensalmente, a partir de agosto, dez bolsas-escola para famílias de baixa renda do bairro Santa Maria.
O projeto Bolsa-Escola Cidadã, principal programa desenvolvido pela Missão Criança, consiste numa troca a favor da educação. Após cadastrar famílias que possuem um baixo poder aquisitivo, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a ONG dará meio salário mínimo para que as mães mantenham seus filhos na escola e participem de cursos de capacitação profissional e relações humanas. Em contrapartida, a sociedade ganha cidadãos mais educados e diminui os graves índices de exclusão social.
O bairro Santa Maria é a primeira área a ser atendida pela Missão Criança porque, através de uma pesquisa realizada pela PMA e o Unicef, foi constatado que é o local da cidade com os mais baixos índices sócio-econômicos. E foi com o objetivo de diminuir os problemas sociais dessa comunidade que a Prefeitura, através das Secretarias Municipais e com o apoio do Unicef e da Missão Criança, desenvolveu as primeiras atividades do projeto Cidade Viva. Desde maio, foram implantados programas de formação profissional e atividades para a recreação das crianças e dos adolescentes do bairro.

Ação Integrada
A partir desse projeto, as Secretarias Municipais e a Missão Criança trabalham para intensificar as ações e ampliar os serviços prestados à comunidade do Santa Maria. Nesse ponto, torna-se de fundamental importância a participação da sociedade civil. Qualquer pessoa pode ajudar a implantar a Mania de Educação em Aracaju, seja através de trabalhos voluntários ou de doações individuais. “A sociedade em geral precisa se conscientizar de que é dever de cada um, como cidadão, lutar contra a exclusão social”, afirma a coordenadora de Projetos da Missão Criança, Maria Luci Silva.
Um dos objetivos da instituição é fazer com que a população entenda que não deve esperar que as soluções para as questões sociais partam apenas dos órgãos públicos. A intenção é mostrar que um trabalho realizado em conjunto já nasce fortalecido e com maiores chances de dar certo. Além disso, toda a instituição que participa de trabalhos sociais tem uma receptividade muito maior junto ao seu público-alvo e conquista um diferencial no mercado.
“Esperamos contar não só com o apoio do Poder Público, mas também com o auxílio da sociedade sergipana. A exemplo da contribuição da Viação Progresso, desejamos que outros empresários também exerçam sua responsabilidade social e desenvolvam seu papel como empresa cidadã”, disse a coordenadora. É importante frisar que toda a renda destinada a organizações sem fins-lucrativos pode ser descontada do imposto de renda. Todos só têm a ganhar.
As primeiras mães atendidas pela Missão Criança receberão as bolsas no dia 30 de agosto. Também está previsto, para o final do próximo mês, um encontro entre os diretores da Viação Progresso e as famílias beneficiadas pela doação das bolsas. Durante o evento, serão entregues kits escolares para as crianças e haverá apresentações artístico-culturais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.