CONHEÇA NOSSA LOJA!
Ministro do Trabalho e prefeito Marcelo Déda inauguram Espaço Jovem para capacitação profissional em Aracaju

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, inauguraram no final da tarde de hoje o Espaço Jovem do Consórcio Nacional da Juventude. Localizado no bairro Santo Antônio, o centro vai capacitar para o mercado de trabalho em sua primeira rodada de atividades um total de 1.200 jovens de Aracaju e da Região Metropolitana que abrange os municípios de Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros.

Além de formar profissionalmente a juventude sergipana e prepará-la para o primeiro emprego, o Consórcio é uma forma de articular a sociedade civil em torno de iniciativas que estimulem o empreendedorismo. “O Brasil começa a viver a realização de sonhos de décadas que finalmente se concretizam através da ação decidida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Estamos cumprindo a obrigação do estado e resgatando um direito legítimo dos cidadãos”, disse o ministro.

De acordo com dados do ministério, nos 32 meses de administração do presidente Lula já foram destinados cerca de R$ 290 milhões para geração de emprego e renda em Sergipe. “A juventude é o segmento que tem mais dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e o Espaço Jovem é uma excelente oportunidade de oferecermos a experiência necessária para o primeiro emprego”, explicou Luiz Marinho. Em todo o país 3,39 milhões de empregos formais foram gerados.

Para o prefeito Marcelo Déda, a inauguração do Espaço Jovem consolida o projeto do governo federal para oferecer à juventude as oportunidades que ela tem reivindicado. “O programa pode parecer pequeno para quem não usufrui dele, mas para estes 1.200 jovens está é uma chance de ouro. Estamos unindo meninos e meninas de todos os bairros em nome da cultura da paz, com a certeza de que este país está caminhando para melhorar cada vez mais”, enfatizou.

Os cursos de capacitação têm duração de quatro meses e cada jovem recebe vale-transporte e uma bolsa auxílio no valor de R$ 150,00. Nesse período, ele presta uma hora de trabalho voluntário para a entidade a qual está ligado. Na primeira fase de qualificação os instrutores transmitem noções de cidadania, valores humanos, meio-ambiente, preparação para trabalho, empreendedorismo e inclusão digital. Na segunda etapa, os jovens recebem capacitação específica para o mercado de trabalho.

Em Aracaju, serão oferecidos cursos de auxiliar administrativo, artesanato, bordado, cabeleireiro, camareira, confeiteiro, corte e costura, crochê, panificação, vendas e telemarketing, informática básica e avançada, turismo e hotelaria dentre outros. “Estes meninos e meninas são tão bons quanto qualquer jovem de qualquer lugar do Brasil. Enquanto estivermos na prefeitura, ninguém poderá marginalizá-los”, assegurou Marcelo Déda.

O prefeito anunciou que até o final do ano começará a funcionar em Aracaju também em parceria com o Governo Federal o Pró-Jovem, programa que vai preparar para a vida mais de 3 mil adolescentes com escolarização e capacitação profissional. Ele frisou ainda a história de luta do ministro Luiz Marinho, que já foi presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e do sindicato do ABC Paulista. “Luiz Marinho ajudou a construir a democracia no Brasil e é uma das mais importantes revelações do movimento sindical brasileiro”, afirmou.

Vida nova

Muitos integrantes do Consórcio Social, que será ancorado pela Sociedade Eunice Weaver e terá como coordenadora a servidora da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Marisa Barros, fizeram questão de agradecer em nome dos 1.200 beneficiados a chance que terão para começar suas vidas longe da criminalidade.

“Precisamos de muitos projetos como este para sairmos das ruas e dos sinais porque nosso único objetivo é vencer na vida”, resumiu Roosevelt Brás. Suas palavras foram enfatizadas por diversos colegas que presentearam o ministro Luiz Marinho, o prefeito Marcelo Déda e outras autoridades presentes com camisas, brindes do projeto e algumas peças de artesanato.

Desde 1990 não se criava uma universidade federal no Brasil. Com o governo do presidente Lula, quatro novas universidades já foram criadas, 32 campi universitários expandidos (inclusive no município de Itabaiana-SE) e 31 novas escolas técnicas estão em funcionamento. “A juventude não é prioridade apenas nos discursos, mas objeto de ações concretas de governo”, falou o ministro Luiz Marinho.

As apresentações do grupo Pisa-Pólvora do Centro Social São Francisco e da batucada da Sociedade Eunice Weaver abrilhantaram o evento, que foi prestigiado também pelo vice-prefeito Edvaldo Nogueira; senador Antônio Carlos Valadares; secretário de estado do Trabalho e Emprego, Walker Carvalho; pela delegada regional do Trabalho, Lourdes Correia; pelos prefeitos Airton Martins (Barra dos Coqueiros), José Franco (N. Sra. Do Socorro) e Antônio Dória (Poço Verde); além de secretários municipais, vereadores e autoridades militares.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados