[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante visita a Aracaju para participar da abertura da I Conferência Estadual das Cidades, no dia 27, o ministro das Cidades, Olívio Dutra, anunciou a aplicação de R$ 43,3 milhões no município. Desse total, R$ 33,6 milhões serão investidos em seis projetos do Programa de Arrendamento Residencial (PAR), cujos recursos são operados pela Caixa Econômica Federal.

Em dois anos e oito meses da atual administração, a parceria da Prefeitura de Aracaju com a Caixa Econômica Federal já entregou 1.136 unidades habitacionais entre casas e apartamentos em diversos bairros da cidade. A implantação do PAR no município, além de realizar o sonho da casa própria, aquece a economia na cidade, por meio do mercado da construção civil. “É o sucesso de nossa parceria com a Caixa e se tornou um modelo no Brasil”, afirmou o prefeito Marcelo Déda.

O ministro Olívio Dutra disse ainda que além dos investimentos na capital, o ministério também tem realizado obras no interior do Estado. São mais de 20, sendo que seis concluídas. “Nós estamos presentes em Sergipe com várias obras”, garantiu.

Conferência Estadual

A realização da Conferência Estadual das Cidades em Aracaju foi a abertura da fase das conferências estaduais dentro da Conferência Nacional das Cidades. Segundo o ministro Olívio Dutra, com este evento o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, quer intensificar a sua relação com todos os municípios.

Para o prefeito Marcelo Déda é de fundamental importância a realização das conferências das cidades. Ele cita a experiência de Aracaju, que por intermédio do Orçamento Participativo demonstra que quando a população participa, a prioridade é muito mais correta e a economia de recursos é muito maior. “O povo definindo é mais difícil cometer erros”, destacou.

Déda frisou que o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende, com a experiência do Orçamento Participativo, inspirar a mobilização das cidades para que na Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada em Brasília, possam eleger e aprovar as grandes prioridades e eixos da política do Governo Federal para os municípios brasileiros.

O prefeito de Aracaju aproveitou para apontar o sucesso da experiência do município, que apesar dos poucos recursos, mas com muita participação popular, superou dificuldades. A ponto de criar novidades como é o caso do Serviço de Atendimento Municipal de Urgência (Samu).

Com relação ao Ministério das Cidades, Déda revelou que as questões da habitação e de infra-estrutura, especialmente em bairros como o Santa Maria, serão problemas debatidos com o ministro Olívio Dutra.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.