[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O projeto de educomunicação do Governo de Sergipe Mídia Jovem estará presente nas atividades da Semana do Meio Ambiente 2009, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O evento será aberto oficialmente às 9h desta segunda-feira, 1º de junho, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise). Durante cinco dias acontecerão palestras, visitas coordenadas, oficinas e caminhadas ecológicas.

Na manhã da próxima segunda-feira estarão expostas no auditório da Codise fotografias tiradas pelos educandos do Mídia Jovem em Brejo Grande, primeiro município a receber o projeto da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom). As imagens mostram as belezas naturais do local, principalmente o rio São Francisco, e são os produtos finais da oficina de fotografia, uma das seis que serão realizadas para 40 jovens da cidade até julho deste ano.

Também serão distribuídos fanzines – publicação impressa feita artesanalmente – com temática ambiental produzidos nas oficinas de mídia impressa de curta duração do Mídia Jovem, que aconteceram nas edições do Sergipe de Todos e do Verão Sergipe.

Na tarde da terça-feira, 2, as fotografias serão exibidas em um estande montado no Parque da Cidade, onde fica a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro do Urubu. As imagens produzidas pelos educandos do Mídia Jovem Aracaju serão incorporadas à exposição. Os visitantes poderão conferir o olhar dos estudantes da capital sobre o Parque da Cidade, fruto de uma das atividades práticas da oficina de fotografia. Os spots gravados nas oficinas de rádio do Mídia Jovem também serão veiculados. A última delas aconteceu no município de Itabi.

Durante toda a terça-feira, o Mídia Jovem ainda vai realizar uma oficina de confecção de fanzines na sede da APA Morro do Urubu, com o tema ‘Parque da Cidade’. Participarão da iniciativa alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Alves Nascimento, do bairro Coqueiral.

“A oficina começa com uma discussão sobre meios de comunicação, exibição de documentários e também repassamos algumas noções de jornalismo com os educandos, explicando o que é uma pauta e uma entrevista, por exemplo. A partir das informações fornecidas pela coordenação da APA, os estudantes irão produzir seu próprio conteúdo sobre o que entenderam. Ou seja, é a comunicação servindo de veículo para a educação”, explica Bruna Martins, coordenadora de Mídias do projeto Mídia Jovem.

Enquanto isso, os alunos do Coqueiral que já são beneficiados pelo Mídia Jovem desde março e atualmente cursam a oficina de web participarão como monitores da oficina. “Eles irão ajudar na elaboração dos textos e na organização da atividade em si. Isso é importante porque dividimos a responsabilidade de construir a oficina, estimulando, assim, o protagonismo desses estudantes e reforçando a mensagem de que eles podem realizar oficinas por conta própria no futuro, envolvendo a comunidade onde vivem”, afirma Bruna Martins.

A participação do ‘Mídia Jovem’ na ‘Semana do Meio Ambiente’ será encerrada na quarta-feira, 3, quando os alunos do projeto nos bairros Santa Maria e Coqueiral terão aula no Parque da Sementeira. “Neste dia eles não irão aprender a técnica, mas utilizar a temática ambiental para produzir conteúdo e atualizar os blogs desenvolvidos na oficina de web”, conta Daniela Lapa, da equipe do Mídia Jovem.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.