[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Tudo o que se faça por São Cristóvão, se faz pelo berço da sergipanidade”. Assim o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, definiu a importância da reabertura do Museu de Artes Sacras de São Cristóvão, cujo prédio foi reformado e o acervo restaurado numa parceria entre a Petrobras, a Prefeitura de São Cristóvão e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O museu, instalado na ala da antiga Ordem Terceira do Convento de São Cristóvão, abriga mais de 800 peças artístico-religiosas exclusivamente sergipanas feitas entre os séculos XVII e XX. “A reabertura do museu é motivo de festa não apenas para São Cristóvão, mas para a cultura e todo o povo sergipano. Através das peças exibidas nós podemos entender mais do caráter, da cultura e do jeito de ser da nossa gente”, disse o prefeito Marcelo Déda.

Há 150 anos a capital do estado de Sergipe deixou de ser São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil, e passou a ser Aracaju. “A capital pode ter saído de São Cristóvão, mas nunca a história e a tradição”, afirmou Marcelo Déda.

Antes da reabertura do museu na cidade de São Cristóvão, a Petrobras e o Iphan firmaram no final da tarde uma parceria para restaurar a Igreja Matriz de Divina Pastora, para onde se dirige a procissão da cidade e onde acontece uma das maiores celebrações católicas do estado de Sergipe.

O prefeito de Aracaju ressaltou ainda o papel da Petrobras para os municípios sergipanos. “A empresa não deixa de devolver a Sergipe tudo o que o estado a ela oferece. Esta noite vale por toda tinta e ondas sonoras gastas para degradar a imagem de José Eduardo Dutra, sergipano por escolha, que ama nosso estado e põe sua inteligência a serviço dele”.

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, prometeu que a empresa vai continuar buscando parcerias com os municípios de Sergipe para ampliar ainda mais a sua responsabilidade social e falou sobre o museu. “Esta inauguração contribui não só para consolidar a relação da Petrobras com seu povo, mas para preservar e perpetuar a história de nossa gente por muitas gerações”, enfatizou.

O Museu de Artes Sacras de São Cristóvão funciona de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h. Participaram da solenidade de reabertura do prédio o vice-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o prefeito de São Cristóvão, João Correia Neto; o deputado federal Jackson Barreto, o secretário de estado da Cultura, José Carlos Teixeira; a diretora do Iphan em Sergipe, Eliane Fonseca; a professora Ada Augusta Celestino, representante do governador do estado, João Alves Filho, e diversas autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.