[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cidadania, respeito e dignidade traduzidos na prática em moradia, acessibilidade, assistência social, educação, saúde, segurança e geração de emprego e renda para milhares de pessoas. Foi com estes objetivos alcançados que o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, despediu-se do cargo na noite de ontem entregando ao povo aracajuano a mais completa obra de seus cinco anos e três meses de administração: o Projeto Integrado Coroa do Meio.

Fruto da luta histórica de uma geração formada pelo princípio socialista da justiça social, a urbanização e conseqüente recuperação ambiental da Coroa do Meio simboliza a vitória de um governo que dedicou sua maior atenção à população pobre da capital desde o primeiro momento e não mediu esforços para mantê-la morando no mesmo local, perto de seus empregos e escolas. As palafitas em que viviam 650 famílias em condições subumanas não existem mais. Deste total, 500 famílias já têm novo endereço próprio em casas gratuitas de alvenaria com ruas calçadas, esgoto individualizado, água potável e luz elétrica.

Os 2,6 km da nova avenida Desembargador José Antônio de Andrade Góes, que liga o
reconstruído e modernizado Terminal de Ônibus da Zona Sul até a rua Urbano Neto com asfalto, ciclovia, calçadas largas com acesso para portadores de deficiência e boa iluminação; a nova rótula de acesso ao bairro; as 34 ruas completamente drenadas e pavimentadas (mais de 11 km de vias); e os 700 metros de canais são a parte física de um trabalho que não se esgota no cimento e no concreto, mas que muda o cotidiano de milhares de aracajuanos.

“Esta obra traduz com perfeição tudo o que eu quis fazer. Ela traz as marcas da competência, amor, ética, justiça social, da prioridade para os mais pobres e da coragem de enfrentar preconceitos porque mostra de forma nítida nossa opção preferencial pelos trabalhadores, pelos sem-teto, pelos desempregados e por todos aqueles para os quais as elites tradicionais nunca olham”, avaliou o prefeito Marcelo Déda. “Enquanto eu fui prefeito e enquanto Edvaldo Nogueira o for, a prioridade é investir onde a presença da prefeitura faz a diferença entre a saúde e a doença, a vida e a morte, a alegria e a dor”, completou.

A qualificação profissional de milhares de trabalhadores na unidade produtiva municipal, a reforma de escolas, creche, e a nova escola cuja obra já está licitada, são o complemento concretizado de uma intervenção completa, que ainda vai incluir quadras para a prática de esportes, núcleo de apoio aos pescadores, posto policial e um Centro de Referência Ambiental. Em parceria com o Setransp, duas vans adaptadas para atender exclusivamente os portadores de necessidades especiais foram entregues ontem juntamente com a inauguração do novo Terminal de Ônibus da Zona Sul.

Duas décadas de luta

Ainda no ano de 1980, com apenas 19 anos, Marcelo Déda e outros lutadores sociais se uniram para enfrentar os tratores do governo estadual da época, que acreditava que urbanizar a área era sinônimo de expulsar os pescadores e vender os lotes para os ricos construírem suas mansões.

“Nós fomos obrigados a correr da polícia para dizer não àquilo e 21 anos depois, eu tive a oportunidade de já como prefeito eleito resgatar a história e fazer o que eu sempre quis: tirar da lama quem vivia como caranguejo e acabar com a miséria, as doenças e a insegurança em que vivia o povo. Aracaju pode ter a orla mais bonita do mundo, mas não seria nunca uma cidade feliz se perto dela vivessem 650 famílias sem um lar para morar”, frisou o prefeito.

Obra premiada

Premiada ano passado com o troféu Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM Brasil), a obra foi reconhecida pela ONU como fundamental para ajudar o Brasil a atingir até o ano de 2015 dois dos oito objetivos do milênio estabelecidos em 2000 por 189 países durante a Cúpula do Milênio das Nações Unidas: acabar com a fome e a miséria, e aumentar a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. “Este é o símbolo do trabalho feito com a marca da mudança, da transformação social”, disse Marcelo Déda. Sobre a nova rótula da Coroa do Meio existe agora uma réplica em tamanho gigante do troféu.

O Projeto Integrado Coroa do Meio impressionou até o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve em Aracaju no último dia 15 para inaugurar o maior Programa de Arrendamento Residencial (PAR) do Brasil. “Isso aqui é um investimento inestimável porque não tem preço o sorriso daquelas mulheres com quem nós conversamos”, afirmou ele ao visitar a obra.

Financiado pelo município, que arcou com 70% dos recursos e pelo programa Habitar Brasil BID através do Governo Federal, que entrou com os 30% restantes, o projeto foi coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).

A população agradece

O pintor letrista Luiz Inácio, de 63 anos, foi um dos primeiros moradores das palafitas a serem transferidos para as novas casas de alvenaria, há cerca de um ano e meio. Antes desacreditado, ele hoje vive feliz com sua esposa, três filhos e dois netos.

“Antes eu tinha vergonha de dizer às pessoas onde eu morava porque não dava nem pra chegar um carro na minha porta. Meu neto de cinco anos nasceu nas palafitas e chegou a passar oito meses com micose. Mas hoje, graças a Deus e ao trabalho de Déda, a gente vive em paz”, contou.

Para dona Josefa Vieira, moradora da Coroa do Meio há mais de 30 anos, nenhum dos prefeitos anteriores de Aracaju trabalhou tanto quanto Marcelo Déda. “Eu já vi mais seis prefeitos aqui, mas ninguém nunca trabalhou tanto pelo povo pobre como o prefeito Marcelo Déda. Eu confio muito nele porque a gente está vendo como ele mudou a vida das pessoas. Existe coisa mais linda do que esse trabalho?”, questionou.

Presença do Governo Federal

O governo do presidente Lula foi representado na inauguração pela secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, que acompanhou a obra desde o começo. Durante todo o dia de ontem ela visitou não só a Coroa do Meio, mas também o Santa Maria.

“Este são exemplos de obras que não só consideram a intervenção física e o padrão estético, mas uma coisa fundamental, que é mudar a vida das pessoas também com ações de apacitação”, falou ao citar a produção de artesanato e violões confeccionados por jovens nas unidades produtivas da prefeitura.

“Estas obras estão indicadas como exemplo de trabalho social no âmbito do governo federal. A Coroa do Meio é prova concreta da convicção do governo Lula de que não basta que façamos obras. É essencial também que a gente atue junto à população para que ela efetivamente melhore seu dia-a-dia”, finalizou Inês Magalhães, que será homenageada em breve pela administração municipal de Aracaju com sua mais alta comenda, a Medalha da Ordem do Mérito Serigy.

Noite de festa

Ao final da inauguração, as milhares de pessoas presentes se divertiram ao som do cantor Daniel, que cantou grandes sucessos como Estou Apaixonado e Adoro Amar Você. “Eu estava acompanhando o trabalho do prefeito Marcelo Déda hoje pela televisão e vi que isto aqui foi uma verdadeira reviravolta”, disse o artista.

O vice-prefeito Edvaldo Nogueira e sua esposa, Indira Amaral; o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados federais Jackson Barreto e Heleno Silva; os prefeitos da Barra dos Coqueiros, Simão Dias, Boquim, Porto da Folha, Capela, Cedro de São João e N. Sra. de Lourdes; e o vice-prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral, prestigiaram o evento.

Os deputados estaduais Ana Lúcia, Mardoqueu Bodano, Adelson Barreto, Francisco Gualberto e Belivaldo Chagas; a primeira-dama Eliane Aquino; a viúva do homenageado desembargador Antônio Góes, Solange Moraes Góes, e sua família; o ex-presidente da Emurb, Sérgio Ferrari; os presidentes municipais do PT e PSB, Chico Buchinho e Valadares Filho; o presidente estadual do PT e gerente executivo do Ibama/SE, Márcio Macedo; os vereadores Conceição Vieira, Sérgio Góes, Emmanoel Nascimento, Tânia Soares e Pedrinho Andrade, além de secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias também marcaram presença.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.