CONHEÇA NOSSA LOJA!
Mais de 600 profissionais de saúde aprovados em concurso da prefeitura são nomeados

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Do total das 869 vagas para o concurso público na área de saúde realizado pela Prefeitura de Aracaju, 605 foram preenchidas hoje com a nomeação dos aprovados realizada pelo prefeito Marcelo Déda no Iate Clube. Na primeira convocação 716 pessoas foram chamadas, mas 111 foram consideradas inaptas por apresentar documentação incompleta, não serem graduadas ainda etc. Amanhã, dia 30, mais 200 pessoas serão convocadas. A terceira convocação vai chamar mais 138 aprovados para completar todas as vagas.

Há 17 anos uma administração municipal não realizava concurso público para a área de saúde em Aracaju e a quantidade de inscritos, mais de 14 mil, mostra a demanda reprimida que se acumulava na cidade. “Esta é a reafirmação de uma política pública escolhida pelo povo e encaminhada pela administração. Concurso público é um instrumento valioso da democracia porque o acesso ao emprego público não pode ser moeda de troca para contratar amigos e dispensar adversários. Os cargos públicos não pertencem ao governo nem a partidos políticos, mas ao poder público exercido em nome do povo” enfatizou o prefeito.

Para Marcelo Déda, a realização do concurso significa a reintrodução em Aracaju do que ele definiu como “meritocracia”. “Esta é a valorização do talento e da inteligência dos aprovados, porque o mérito é o único instrumento capaz de justificar a entrada de vocês no serviço público”, afirmou, lembrando que este direito está assegurado na Constituição Federal de 1988. Ao final desta administração, cerca de 1500 pessoas terão sido nomeadas pela Prefeitura de Aracaju pela via do concurso público, o que significa 20% dos servidores da PMA. Fora a seleção para a Saúde, a prefeitura já realizou nesta administração concursos nas áreas de Educação (350 contratados) e Guarda Municipal (200).

Os primeiros lugares receberam seus decretos das mãos do prefeito e foram homenageados com uma lembrança em nome da Prefeitura de Aracaju. A primeira colocada geral foi Rosely de Jesus (104 pontos), aprovada para uma vaga de assistente social em saúde; o segundo lugar ficou com Paulo Newton Júnior (94 pontos), que ocupará o cargo de médico emergencista adulto; e Josefa Adeilma Barreto (87 pontos), que será enfermeira de ambulatório. Bruno Gomes Gallo, primeiro lugar entre os portadores de necessidades especiais, também foi homenageado e vai ocupar uma vaga de médico de saúde da família.

O secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, explicou que a substituição freqüente de profissionais na saúde atrapalhava o melhor andamento do projeto Saúde Todo Dia. “O concurso é um ato de coragem porque estamos escrevendo uma nova página na história de saúde de Aracaju. A tendência agora é organizar nosso sistema de saúde porque podemos contar com profissionais que vão estabelecer vínculo e se responsabilizar por determinados grupos populacionais”, esclareceu. Rogério Carvalho lembrou que o aprendizado deverá ser constante. “O trabalho de saúde é uma atividade pedagógica permanente. Quanto mais nos envolvermos com nosso objeto de trabalho, melhores profissionais nos tornaremos”, completou, referindo-se aos constantes cursos de capacitação promovidos pela Prefeitura de Aracaju.

Para a aprovada em enfermagem, Cláudia Lopes, que falou em nome de todos os que passaram no concurso, a seriedade da administração tem gerado bons frutos para a sociedade. “Nós temos que agradecer a oportunidade de fazer um concurso a esta administração, que tem procurado andar dentro dos preceitos legais, atendendo à vontade da população, que solicitava um concurso há muitos anos”, frisou.

Reestruturação da SMS

O prefeito Marcelo Déda contou aos aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a trajetória percorrida pela Prefeitura de Aracaju para reorganizar a secretaria. “Foi um processo muito árduo e difícil. A saúde é muito importante para ser usada como instrumento de articulação política e, por isso, não cedemos às pressões que foram feitas”, falou. Para a realização do concurso, um plano de cargos e salários foi criado.

No início da administração, em 2001, Aracaju investia R$ 3,8 milhões de recursos próprios em saúde. Atualmente, R$ 35 milhões são investidos, o que representa um incremento de quase 10 vezes no valor gasto nesta área, sem contar com os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A rede física foi ampliada com sete novas unidades de saúde construídas em bairros populares e um dos melhores sistemas de atendimento de urgência do país, o Samu, foi implementado. “A Organização Mundial de Saúde estabelece uma UTI Móvel para cada 250 mil habitantes, e nós temos quatro para 460 mil pessoas. Isso significa que temos duas vezes mais o recomendado”, ressaltou o prefeito.

Novos concursos

Já está na Câmara Municipal de Vereadores para aprovação o projeto que cria novo concurso público para 60 vagas na área de informática. “Se tudo for aprovado até junho, faremos mais uma seleção de profissionais, que desta vez vão ocupar os espaços criados com a modernização administrativa que fizemos na prefeitura”, disse Marcelo Déda, que anunciou ainda a existência de planos para concursos nas áreas de Finanças e Procuradoria Geral do Município.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados