[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Teve início da manhã desta quinta-feira, 29, o 2º Mutirão de Catarata no Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá. A iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), em parceria com o Ministério da Saúde e Prefeitura de Propriá, vai até o próximo sábado, 31, e pretende atender mais de 400 portadores da doença que residem na região do Baixo São Francisco.

A ação, que conta com a participação do Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE), mobiliza uma equipe de 50 profissionais de saúde entre médicos oftalmologistas, cirurgiões, enfermeiros, anestesistas e auxiliares de enfermagem. No primeiro dia de mutirão, os pacientes passaram pelo processo de dilatação de pupila, verificação de pressão ocular, pressão arterial, glicemia e foram encaminhados ao Centro Cirúrgico para a realização do procedimento.

 “Nossa expectativa é que sejam realizados uma média de 130 cirurgias por dia. A busca pelo paciente de catarata foi realizada pelos agentes comunitários de saúde de cada município e a confirmação do diagnóstico da doença foi feita nas unidades de Saúde de Propriá. Queremos repetir o sucesso do primeiro mutirão, onde foram realizados 140 procedimentos e todos os pacientes ficaram satisfeitos com o resultado, resgatando a visão que estava prejudicada com a doença”, almeja Adelmo Macedo, secretário de Saúde de Propriá.

Após o procedimento cirúrgico, o paciente recebe toda a orientação e cuidado da equipe. “A cirurgia dura entre 10 a 15 minutos. Os pacientes são beneficiados também com uma doação de óculos de proteção e são orientados a usar o colírio oftalmológico por 21 dias, além de manter cuidados especiais de higiene e limpeza dos olhos. Todos recebem o acompanhamento e a assistência é contínua”, comenta a coordenadora de enfermagem do Hospital Regional de Propriá, Edinalva Eifler. 

A secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, comemora esta segunda edição do Mutirão de Catarata. “O grande público que sofre com essa doença é da terceira idade. Muitos moram distante dos grandes centros e nunca tiveram essa oportunidade. A visão é um bem precioso. É muito importante que todos os sergipanos tenham assistência sem precisar se deslocar para a capital. O Governo não mede esforços para solucionar os problemas de assistência em Saúde para a população do nosso estado. Para isso, vem investindo em Hospitais Regionais e também em Clínicas de Saúde da Família. São seis hospitais regionais e ainda a maternidade referência em alto risco, além de 76 Clínicas, já entregues em todo o estado”, pontua.

Os primeiros pacientes submetidos à cirurgia de catarata no mutirão já mostram satisfação pelo procedimento. É o caso da aposentada Maria Pereira Souza, 71 anos, moradora de Muribeca. “Recebi a visita da agente de saúde que me encaminhou ao oftalmologista. Ele diagnosticou a catarata e fui inserida entre os beneficiados desse mutirão. A equipe médica está de parabéns pela rapidez da cirurgia e os cuidados pós-operatórios. Retornarei amanhã para a revisão. Adorei! Ganhei a bolsinha com óculos e colírio e estou muito feliz”, comemora dona Maria.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.