[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para dar continuidade ao projeto Cidade Viva – Plano de Ações Integradas -, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju no bairro Santa Maria, as mães com filhos cadastrados no programa Bolsa-Escola Cidade Criança, mantido pela Semed – Secretaria Municipal de Educação -, estão fazendo um curso de tapeçaria. Para a execução do projeto, são parceiros da prefeitura a ONG Missão Criança e o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância.
De acordo com a facilitadora do curso, Maria Luci Silva, coordenadora da Missão Criança, as mães estão empolgadas com o andamento das atividades. “Elas estão aprendendo as técnicas com muita rapidez e não querem mais parar de bordar”, disse. As técnicas trabalhadas são os pontos “arraiolo” e “casa caiada”. São utilizados ainda, materiais alternativos como retalhos de malha e “fuxico”.
Além da confecção de tapetes, a psicóloga Aline Maciel dos Santos presta serviço voluntário trabalhando temas como formação de equipes, auto-estima, solidariedade, respeito às diferenças e à individualidade, dentre outros.
“Começamos com o processo lento e gradativo de auto-conhecimento para lidar com os impulsos e descobrir os limites de cada uma, para então atingirmos o ideal de grupo”, disse Aline Maciel. “As mudanças já começaram a ser percebidas e o grupo já começa a delinear outro perfil, com novas atitudes e posturas”, acrescentou.
O trabalho conta ainda com a parceria da ONG Moradia e Cidadania. A instituição tem colaborado com a compra dos materiais necessários à confecção dos tapetes, como lãs e linhas, uma das dificuldades encontradas para a manutenção do projeto.
Segundo Eliana Corso, funcionária da CEF e diretora executiva da Moradia e Cidadania, o apoio resultou de um encontro de propósitos. “Nós precisávamos de um projeto bem mobilizado, mais especificamente voltado para mulheres e com o objetivo de gerar renda. A idéia é promover a cidadania ativa, dando recursos para que as pessoas sejam capacitadas para trabalhar e manter suas famílias”, disse. Eliana também informou que a Caixa já disponibilizou algumas de suas agências para que as mães possam expor e vender seus trabalhos a partir do final dos mês de agosto.
Outros cursos também são ministrados, a exemplo dos de corte e costura, manicura e pedicuro e depilação. De acordo com Maria Luci, novas parcerias são bem-vindas e quem puder contribuir deve entrar em contato com a Missão Criança através dos telefones 211-5015 ou 9133-8313.

Laboratório de Informática
De acordo com Eliana Corso, já está sendo estudada a possibilidade da criação de um laboratório de informática no bairro Santa Maria. Os cursos serão direcionados às crianças e jovens que estão inseridos no programa Bolsa-Escola Cidadã, mantido pela PMA através da Secretaria Municipal de Educação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.