[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nem mesmo a chuva desanimou os quadrilheiros que competiram na última noite do tradicional concurso de quadrilhas do Arraiá do Arranca Unha, que há 25 anos anima o mês de junho no Centro de Criatividade. Os jurados da edição 2011 elegeram a quadrilha Xodó da Vila a grande campeã da disputa.

Além dela, Assum Preto, Marancangaia, Pioneiros da Roça, Unidos em Asa Branca, e Século XX, foram as finalistas que mostraram no Dia de São Pedro tudo o que haviam preparado no decorrer do ano, encantando os jurados e o público presente na final. 

“O Arraiá do Arranca Unha é uma festa tradicional aqui em Aracaju, que envolve a comunidade e os outros bairros vizinhos. É um espaço privilegiado, do ponto de vista visual, afinal, a concha acústica proporciona uma visibilidade ímpar para aqueles que veem o concurso. Isso tudo torna os espetáculos ainda mais belos, atraindo um público fiel e que comparece maciçamente a todos os dias de festa”, declarou a gestora de Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, que após prestigiar a festa no Gonzagão, compareceu no Centro de Criatividade.

A grande vencedora da noite foi a quadrilha Xodó da Vila, seguida pelas quadrilhas Assum Preto, Marancangaia, Pioneiros da Roça, Unidos em Asa Branca, e Século XX. Natural de Aracaju, o grupo vencedor encantou pela singularidade e grande animação dos quadrilheiros, que prendeu a atenção de todos os presentes contando a história do cangaço e de seu líder Lampião. Os vencedores levaram prêmios que totalizam mais de R$ 5 mil.

“O mais significativo do Arraiá do Arranca Unha é que ele conseguiu manter a tradição. O que nos deixa ainda mais felizes é que nós ganhamos contando um tema que tem como proposta a história do cangaço e toda a tradição que o move. O que esperamos é que as quadrilhas vejam que existem concursos que prezam pelo apelo do que é de raiz, e passem a se inspirar mais no que é de Sergipe”, lembrou o presidente do grupo, Etelvan dos Santos.

Sucesso em mais uma edição

A festa no Arraiá do Arranca Unha é um evento que já está no calendário junino de Sergipe há 25 anos e que atrai grande público durante todos os dias de festa. Iniciado em 1950 pelo líder comunitário João Cruz, o Arraiá foi incorporado ao Centro de Criatividade na década de 80, e evoluiu consideravelmente até se tornar um dos mais importantes concursos de quadrilhas do Estado. Este ano, 40 quadrilhas sergipanas participaram da competição.

Para o diretor do espaço, Isaac Galvão, a edição de 2011 foi excepcional, pois mostrou mais uma vez o quanto o concurso é respeitado pelas quadrilhas e admirado pelo público. “É uma honra muito grande para nós podermos realizar esse concurso, pois é um evento que já é sucesso em sua essência, e este ano não foi diferente. As quadrilhas têm prazer em dançar aqui e o público a satisfação em estar presente e assistir a todas as apresentações que passam por este palco”, comemorou o diretor do Centro.

O público é sempre um capítulo a parte nos concursos de quadrilha e no Arraiá do Arranca Unha não foi diferente. As arquibancadas, sempre lotadas, mostram o quanto a população aracajuana gosta do concurso e valoriza a tradição. “Sempre venho ao Centro na época do São João, pois gosto muito desse espaço. A cada ano, vejo que as quadrilhas capricham mais e mostram que a competição aqui é coisa séria”, opinou o aposentado Mário Costa.

O concurso já estava no final e a chuva começou a castigar os quadrilheiros e o público presente. Nem assim as torcidas abandonaram o espaço, e com seus guarda-chuvas, aguardaram o término das apresentações.

“Essa é uma festa muito bonita e nós temos o prazer de ver acontecer. Já dancei em quadrilha e sempre que posso faço questão de comparecer a este concurso, pois percebemos que aqui a competição é séria e exigente por parte dos jurados e do próprio público”, finalizou Erílio José, que estava acompanhado da namorada, Thiane Katllyn.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.