[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma manhã contagiante repleta de diversão e conhecimento. Esse é o resultado das atividades da Exposição Itinerante “Mata Atlântica é Aqui”, promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Até esta quarta, 31, cerca de 1.600 alunos das redes pública e privada que fizeram seus agendamentos junto à Semarh já visitaram a exposição que está acontecendo no Parque dos Cajueiros, das 9h às 17h.

A exposição, que seguirá até o próximo domingo, 04, visa levar educação e conscientização ambiental para todos os lugares onde ocorre a existência do bioma Mata Atlântica, estimulando a população a aprender de forma divertida sobre o fragmento e como preservar o que resta dele. Nessa edição, a exposição proporciona ainda uma conexão direta entre a Mata Atlântica com os ambientes costeiros.

Durante todo o ciclo de atividades, crianças, jovens e adultos acompanharam manifestações artísticas regionais, palestras e rodas de conversas, atividades lúdicas, apresentação de programas e projetos, oficinas educativas, exposições sobre o Atlas Digital de Recursos Hídricos, plantios, mostras de vídeos ambientais, trilhas ecológicas, bem como a apresentação do projeto mapeamento dos manguezais de Sergipe.

Pura diversão

Entre risadas e gargalhadas, centenas de pessoas que visitaram a exposição desta quarta assistiram a uma esquete teatral “Animais Marinhos”, promovida pela Fundação Mamíferos Aquáticos. Levando uma mensagem sobre a interferência do homem nos ambientes marinhos, em função do descarte irregular de resíduos nas praias, todos aprenderam a eliminar o lixo corretamente.

Atentos, os alunos Tairine Santos, Cintia Ventura, Wandreu Azevedo, Stephanie Santos e Dionísio da Mata, que estudam no Colégio Estadual Rollemberg Leite, revelaram ter compreendido a mensagem de que não se pode jogar o lixo em qualquer lugar. “A partir de hoje se virmos alguém jogando o lixo de forma errada vamos falar para ela sobre o que pode acontecer com o planeta bem como para os animais, já que jogar lixo fora do lixo é errado”, afirmou Tairine.

A professora de ciências do Colégio Estadual João Batista Nascimento, Elizabete Góis, apontou que o evento é importante para as crianças, já que elas terão uma noção de como preservar corretamente o meio ambiente. “Outro ponto importante é que os alunos terão uma rotina diferente, vivenciando assim tudo o que ensinamos dentro das salas de aula”, disse, enfatizando ainda que a exposição proporcionou uma socialização com diferentes alunos.

Agendamento

Já para as escolas ou grupos que desejarem conhecer a Exposição Itinerante “Mata Atlântica é Aqui”, até o próximo domingo, 04, a técnica ambiental da Semarh, Larissa Mury, afirmou que as instituições devem entrar em contato pelo telefone (079) 3198-1917, agendando assim sua visita. Vale destacar também que a visitação é feita de forma gratuita, atendendo assim a todos os públicos.

Patrocinadores

São patrocinadores da Exposição Itinerante “Mata Atlântica é Aqui”: o Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e o apoio local é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), Projeto Tamar/ICMBio, Projeto Cheirinho de Mato, Instituto Amuirandê, Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), Escola Superior de Sustentabilidade, Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Reserva Biológica de Santa Izabel.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.