[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Depois do canteiro central da avenida, agora a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, vem realizando um belo trabalho de jardinagem nos canteiros do viaduto da avenida Osvaldo Aranha. O serviço foi concluído recentemente e já agrada os motoristas e pedestres que passam pelo local diariamente.
Desde o início de outubro a Prefeitura Municipal vem realizando trabalhos de recapeamento asfáltico e jardinagem, mudando o aspecto da avenida. Os canteiros no entorno das ligações da avenida Tancredo Neves com Osvaldo Aranha fazem parte do mesmo projeto de urbanização realizado no canteiro central da avenida Tancredo Neves.
A Emsurb iniciou os trabalhos com o enxerto de terra nos canteiros, que sofreram com a erosão. Em outros pontos houve a troca da terra vegetal, ressecada e sem adubo, e o plantio de gramas, árvores de pequeno porte e plantas ornamentais. Palmeiras já podem ser vistas no canteiro direito de quem chega a Aracaju – acesso à Tancredo Neves –, assim como o revolvimento da terra do canteiro que fica embaixo do viaduto.
Além do plantio da grama, a Emsurb vai formar pequenos jardins com flores, da mesma espécie utilizada nos canteiros da avenida Beira Mar (acesso ao Shopping Riomar) e na rótula da avenida Hermes Fontes (acesso à Luzia).
Neste local não havia qualquer urbanização e o mato predominava no entorno do viaduto, motivo, inclusive, de reclamações de ocorrências de assalto. O prefeito Marcelo Déda percebeu a importância de proporcionar uma boa impressão para quem chega à cidade, pois o viaduto da avenida Osvaldo Aranha é o principal acesso a Aracaju. “O principal acesso a Aracaju possui uma vista muito bonita da cidade, é um cartão postal, faltava apenas a urbanização desses canteiros para que os turistas tenham uma boa impressão ao chegar à cidade”, comenta o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento.
Está prevista também a construção de calçadas para facilitar o trânsito de pedestres pelas alças de acesso às avenidas. Segundo a gerente operacional da Emsurb, Lígia Gomes,o local onde serão construídas as calçadas já foi demarcado. Ela explica que em alguns pontos não existe a necessidade de construção da calçada, pois não há fluxo de pessoas suficiente para que a calçada seja necessária.
“No canteiro que fica próximo ao Fórum Gumercindo Bessa já existe uma calçada larga construída pelo fórum. Então não há necessidade da calçada no canteiro. Mas em outros pontos onde o fluxo de pedestres é registrado faremos as calçadas, até para preservar a grama”, explica Lígia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.