[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Uma manhã de colher sorrisos dos jovens, que representam o sorriso do futuro de Sergipe”. Assim, o governador em exercício, Jackson Barreto, definiu a importância da solenidade onde cerca de 400 jovens receberam seus diplomas dos cursos de qualificação promovidos numa parceria entre o Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) e a Petrobras, beneficiando jovens de Aracaju, Carmópolis, Umbaúba, São Cristóvão e Indiaroba. O ato ocorreu na manhã desta terça-feira, 28, no auditório do Centro de Convenções, reunindo representantes das prefeituras, parceiros e integrantes da administração estadual, além de alunos e familiares.

“Esta é uma solenidade onde fica patente uma frase utilizada pelo governador Marcelo Déda ressaltando o objetivo do governante em, mais que realizar obras, possibilitar o sorriso das pessoas. No caso, aqui, estes sorrisos representam a nova perspectiva oferecida aos jovens que, a partir de uma qualificação, poderão se inserir de forma mais eficaz no mercado de trabalho”, afirmou o governador em exercício, após entregar alguns dos diplomas.

Parceria

Em janeiro de 2013, foi formalizada parceria entre o SergipeTec e a Setrab com o objetivo de oferecer 600 vagas de cursos profissionalizantes para jovens sergipanos de 18 a 29 anos.

O principal objetivo da parceria foi possibilitar a inserção dos jovens formados no mercado de trabalho. A Setrab propiciou que o Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT) atuasse junto ao Centro Vocacional Tecnológico (CVT/SergipeTec) viabilizando o cadastro e o direcionamento ao emprego de centenas de jovens que antes dos cursos, não teriam nenhuma perspectiva de conseguir um espaço no mercado de trabalho. O CVT/SergipeTec foi responsável por ministrar os cursos, e a Petrobras custeou a iniciativa através do programa “Petrobras Desenvolvimento e Cidadania”.

As atividades do Centro começaram em novembro de 2011, com o cadastro inicial de 250 alunos nos municípios de São Cristóvão e Indiaroba, e estendendo-se mais tarde a Umbaúba e Aracaju. O projeto já atingiu mais de 2.600 alunos inscritos gratuitamente em vários cursos, como o de informática, inglês, espanhol, manutenção em micro, auxiliar administrativo, entre outros.

A meta total do projeto é beneficiar 3.500 jovens de 18 a 29 anos. Os alunos recebem todo o material didático necessário ao curso, além do fardamento e certificados de conclusão com validade nacional.

Realização

“Estamos na era do conhecimento e um dos maiores desafios de qualquer governante é capacitar e qualificar a nossa juventude e possibilitar uma inserção qualificada num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Como bem disse o secretário do Trabalho, Lauro Seixas, esta é uma realização que não se comemora com uma placa, e sim, constatando esses sorrisos com a consciência do dever cumprido. Esta é uma sensação que gostaríamos de dividir com o governador Marcelo Déda, a grande ausência dessa solenidade, que sempre buscou oferecer todo o suporte para ações de capacitação, e a primeira dama, Eliane Aquino, que sempre se dedicou com afinco nessa meta de buscar oferecer capacitação, sobretudo, aos jovens mais carentes”, contextualizou Jackson Barreto.

Ele também relatou a sua satisfação em constatar que grande parte dessa mão de obra nova e qualificada está sendo absorvida por empresas recém-chegadas a Sergipe, a exemplo da AlmavivA, dentre outras empresas que se instalaram ou estão em fase de análise do potencial sergipano, graças a uma política consistente de atração de novos investimentos.

“Nós precisamos cada vez mais apostar no talento e competência da nossa juventude, pois as novas iniciativas estão surgindo e a capacitação é o divisor de águas que poderá levar a um futuro promissor”, relatou o governador em exercício, ao lembrar de sua própria história quando, aos 16 anos, iniciou sua atuação profissional, como carteiro, entregando correspondências de bicicleta pelas ruas de Aracaju. “Como vim de uma família humilde, o que me fez ascender foi a capacitação, os estudos, que são a fonte de evolução fundamental para qualquer cidadão enfrentar novos desafios profissionais”, completou.

Nesse sentido, o governador em exercício também ressaltou a importância das estratégias definidas pelo governador Marcelo Déda em construir cinco escolas profissionalizantes, uma em cada região do Estado, além das ações de recuperação de unidades educacionais que consta do Proinveste.

“Estamos diante de uma fase de evolução sem precedentes em nosso estado. Vamos atrair muitos visitantes durante a realização de eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo em 2014, onde a demanda de profissionais capacitados será imensa, novos projetos como o projeto Carnalita estão descortinando um novo horizonte, e as novas empresas que chegam ou ampliam sua estrutura também vão oferecer novas oportunidades a quem estiver capacitado. Nossa meta é cada vez mais oferecer estas oportunidades, e queremos que os nossos jovens também vislumbrem cada vez mais esse novo panorama”, salientou Jackson Barreto.

Agradecimento

A jovem Cristiane Priscila Nunes, de 18 anos, que recebeu o diploma de conclusão do curso de Espanhol das mãos do governador em exercício, e falou em nome dos formandos, destacou a importância da oportunidade oferecida. “Quero agradecer a todos os parceiros que se somaram para nos oferecer esse curso excelente, com bons professores, e que possibilitou que muitos de nós já saíssemos empregados. Estou muito feliz e satisfeita e acho que todos os alunos estão”, opinou a aluna que, mesmo antes de concluir o curso, já havia sido selecionada pela empresa AlmavivA.

Doação e Novas Perspectivas

Ainda na solenidade, foi assinado um termo de doação entre a Petrobras, o SergipeTec, e as prefeitura de Indiaroba e São Cristóvão, para a doação de computadores que irão se inserir em ações de capacitação nos respectivos municípios.

“A grande marca do governo Marcelo Déda não pode ser comemorado com uma placa, e sim, com a construção de uma nova perspectiva para toda a população sergipana. Isto é o que estamos presenciando aqui, hoje”, sentenciou o secretário de Estado do Trabalho, Lauro Seixas.

Já o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, ressaltou a importância da construção de novas perspectivas para oferecer novos postos de trabalho aos jovens. “Em Sergipe, temos boas perspectivas e a possibilidade de evolução na indústria, no comércio, nos serviços e em diversos outros segmentos da economia que estão em franca evolução. Para isso, o Governo do Estado vem empenhando um grande esforço”, destacou.

A prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, evidenciou a importância da nova perspectiva oferecida aos jovens do seu  município. “Em breve, 400 jovens de São Cristóvão poderão alçar outra condição na sua atuação profissional. Isto graças à iniciativa do Governo do Estado. Estamos aqui para comemorar e agradecer”, afirmou.

“Esta é uma aposta que estamos fazendo em nossa juventude e vendo dar certo. Temos que agradecer à iniciativa do governador Marcelo Déda que sempre teve isso como meta. A partir daí, essas novas opções começaram a surgir”, registrou o prefeito de Indiaroba, José Leal.

O presidente do SergipeTec, Marcos Wandyr destacou a importância da atuação dos parceiros como a Petrobras e as prefeituras que se empenharam na formação da parceria para estas novas possibilidades. “Queremos agradecer a todos os parceiros que se somaram nessa iniciativa onde buscamos colaborar com professores qualificados, além de buscar inserir no corpo docente professores locais, valorizando o aspecto da identificação junto aos alunos”, frisou.

“Muito mais ainda virá pois, seguindo as orientações do governador Marcelo Déda e do governador em exercício, Jackson Barreto, muitas outras iniciativas estão sendo construídas”, apontou o presidente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.