[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de valorizar a música erudita em Sergipe e divulgar o nome do Estado, além fronteiras, o Instituto Banese, em parceria com o Banese Card e Secretaria de Estado da Cultura, está patrocinando a turnê mundial da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), que terá início durante a realização do 41°Festival Internacional de Campos do Jordão estreando a peça “Tocatta Amazônica”, do brasileiro Dimitri Cervo. O concerto, sob a regência do maestro Guilherme Mannis, será realizado na Praça do Capivari, em Campos do Jordão, no próximo domingo, 4, às 16h, e conta com a companhia do violinista Daniel Guedes.

Consolidando a ótima fase da orquestra e a triunfal turnê realizada pelas principais salas de música do Brasil, no ano passado, que também contou com patrocínio do Instituto Banese, a Orsse estará representando o Estado de Sergipe no evento, de música erudita, considerado o maior da América Latina. O 41°Festival Internacional de Campos do Jordão tem apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e traz como tema para 2010: “A Música e seus Diálogos”. Serão quatro semanas de evento (uma a mais que nos anos anteriores) e 83 concertos, o dobro se comparado com a média das edições passadas. O Festival de Campos do Jordão também ampliou o seu acesso ao público com uma série de 11 concertos na cidade de São Paulo, em locais como o Sesc Vila Mariana e a Sala São Paulo.

Para o diretor superintendente do Instituto Banese, Edson Lima, a Orquestra Sinfônica de Sergipe valoriza a cultura musical sergipana, além de difundir a música erudita em nosso Estado. “É uma honra para o Instituto Banese, em parceria com o Banese Card, patrocinar mais uma turnê da Orsse, em um evento tradicional e vitrine da música erudita nas Américas, levando com brilho e competência o nome de Sergipe além fronteiras”, observou Edson Lima.

A apresentação

A Orsse terá como solista o violinista Daniel Guedes, músico carioca que já participou de concertos ao lado de grandes músicos. Durante a apresentação, Guedes tocará duas peças: o Romance para Violino em Fá menor, Op. 11 e Antonín DVORÁK (1841-1904) e as Árias Ciganas, Op. 20 de Pablo de Sarasate (1844-1908). Ainda na celebração do bicentenário do alemão Robert Schumann, a orquestra tocará a Sinfonia n.3 em mi bemol maior, Op 7, “Renana” considerada uma das mais importantes do compositor.

Estreia mundial

Também acontecerá a estreia mundial da Toccata Amazônica, ou seja, a Orquestra Sinfônica de Sergipe será a primeira orquestra no mundo a executar essa peça. Segundo o compositor gaúcho Dimitri Cervo, ela “é a mais processual das obras da Série Brasil 2000, revelando influências do Minimalismo e da rítmica brasileira”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.