[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante toda esta quinta-feira, 31, uma equipe da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) está na Escola de Esporte Professor Kardec, no bairro Santa Maria, inscrevendo crianças e adolescentes para a seleção da Orquestra Jovem de Sergipe, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com a Seides. O atendimento continuará até as 17h.

A assistente social da Seides, Monize Freitas, explicou como será realizada a seleção final dos componentes da nova orquestra. “A meta da Seides é conseguir de 250 a 300 inscrições nos bairros Santa Maria e 17 de Março para que, na sequência, a Cultura selecione 100 e, em seguida, a Orquestra Sinfônica escolha 50 jovens com mais habilidade e aptidões musicais: 25 para tocar algum instrumento e 25 para participar do coral”, informou.

A moradora do bairro, Susana Conceição Santos, contou que ouviu o carro de som fazendo o anúncio das inscrições e foi inscrever suas três filhas na seleção do projeto. “Elas já estudaram na Escola de Artes Valdice Telles. Eu sempre gostei de música sacra e vejo que elas têm aptidão para música, elas já cantam na igreja”, disse.

Já o cartaz na porta da Escola Professor Kardec chamou atenção da dona de casa Maria Rivanda Santos. “ Criança gosta de tudo e meus filhos gostam muito de música. Um já toca bateria, a outra gosta de balé também”. Para ela, aprender a tocar algum instrumento ajudará ainda mais os dois filhos nas atividades da igreja que frequentam.

Orquestra Jovem

A Orquestra Jovem é um novo projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) dentro das ações do plano Sergipe Mais Justo de enfrentamento à extrema pobreza, e conta com a parceria da Seides em sua execução, além de financiadores como o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e a Energisa.

Comporão a Orquestra jovens de 10 a 18 anos, que sejam alunos da Rede Pública de Ensino, e cujas famílias façam parte do CadÚnico e possuam renda mensal de até R$ 70 per capita.

As aulas serão ministradas por integrantes da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), proporcionando aos jovens de famílias que vivem em extrema pobreza o contato com a música clássica como porta de entrada para a profissionalização.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.