CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Prosseguem até o dia 17 de julho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2009. Os alunos da rede estadual já estão se inscrevendo desde a última segunda-feira, 15, quando o processo foi iniciado. Os professores e equipe diretiva das escolas estaduais vêm promovendo palestras com os alunos sobre a importância de participar do Enem. As provas acontecem nos dias 3 e 4 de outubro.

Com provas baseadas mais no raciocínio lógico e menos na memorização, o novo processo criado pelo Ministério da Educação (MEC) pretende democratizar as oportunidades de acesso às vagas na educação superior federal, possibilitar a mobilidade acadêmica, intercâmbio de estudantes e professores entre universidades e estimular a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Os estudantes interessados em participar do exame deste ano devem fazer a inscrição na página eletrônica http://www.inep.gov.br/enem . A taxa é de R$ 35, com isenção para alunos de escolas públicas e estudantes que comprovem renda insuficiente.

Exame nacional

O Enem é um dos principais instrumentos de avaliação do desempenho dos estudantes brasileiros. O exame obedece a uma nova concepção de avaliação, colabora com as instituições de ensino em seus processos seletivos e, especialmente, oferece ao estudante a possibilidade de fazer uma autoavaliação sobre seu nível de conhecimento e desempenho.

A expansão no número de candidatos deve-se ao Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação, que utiliza os resultados desse exame nacional como um dos critérios para a seleção dos contemplados com bolsas de estudo integrais ou parciais.

No período 2008/2009, mais de 100 mil pessoas ingressaram em universidades e faculdades e cerca de 470 instituições de ensino superior utilizaram, de alguma forma, os resultados do exame em seus processos seletivos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados