[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante a última reunião do Conselho de Administração do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), realizada na terça-feira, 26, foram apresentados os indicadores de desempenho da Instituição que é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Os dados demonstram que o primeiro semestre de 2012 foi marcado por um considerável desenvolvimento científico, econômico e social, como também contribuiu bastante para a formação de recursos humanos e produção de conhecimento.  

Os números apontam que foram realizadas 5.644 atividades de análise de ensaios no primeiro semestre, diferente do ano passado que registrou 5.248 ações do mesmo tipo. Comparando os dados, percebe-se que houve um aumento de 7,5%. Já as atividades de metrologia que são executadas pelo ITPS, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), passou por um crescimento de 12,2%, apresentando 21.408 verificações metrológicas de instrumentos em 2011, comparados aos 24.026 em 2012.

O Laboratório de Produtos Pré-Medidos faz a verificação da massa, volume, comprimento e números de unidades dos produtos pré-embalados na fábrica, embalados no ponto de venda ou que tenha padronização estabelecida, através de Perícia Metrológica realizada no local ou no ITPS. Esse setor se destaca na avaliação dos indicadores de atividades, pois em 2011 foram 16.390, para 22.568 deste ano. Um aumento de 37,7%.

O número de ações de fiscalização e estabelecimento visitados foi o que teve o crescimento mais surpreendente apontando 38,8% e 39,8%, respectivamente. De janeiro a junho de 2011, foram 6.435 fiscalizações em 827 estabelecimentos. Já de janeiro a junho de 2012, foram 8.930 fiscalizações em 1.156 estabelecimentos. 

“Os resultados apresentados no primeiro semestre deste ano demonstram que o ITPS vem cumprindo o seu papel, fazendo a interação entre as empresas, provendo-as de soluções tecnológicas, atuando significativamente para o desenvolvimento do Estado de Sergipe. Os bons resultados são frutos da parceria do Governo, diretoria e servidores comprometidos com a instituição”, enfatiza a diretora-presidente em exercício do ITPS, Lúcia Calumby.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, fez questão de parabenizar o diretor-presidente do ITPS, José do Patrocínio Hora Alves, toda a diretoria, bem como os colaboradores do instituto pelos excelentes resultados alcançados. “Isso prova que eles estão cumprindo com responsabilidade a missão da autarquia que é realizar pesquisas, serviços tecnológicos e inovação para dar suporte ao desenvolvimento socieconômico do Estado. É por isso que o ITPS tem se constituído em um instituto de excelência tecnológica em pesquisa, serviço e inovação em Sergipe”, avaliou.

O ITPS

O ITPS atua como entidade participante da implementação e execução da política de ciência e tecnologia do Governo Estadual, realização de estudos e de pesquisas científicas e tecnológicas. Além disso, o Instituto presta serviços técnicos, sob a forma de ensaios, testes e análises, nas áreas da ciência, e da tecnologia, da metrologia, da qualidade de bens e serviços, e de química, microbiologia e resistência.

O Instituto, enquanto órgão delegado do Inmetro executa atividades como a verificação de taxímetros, de bombas medidoras de combustíveis, balanças comerciais, industriais e médicas, itens de segurança para transporte de passageiros, como também ações de fiscalização numa grande variedade de produtos, como preservativos femininos e masculinos, castas básicas, brinquedos, luminárias, produtos têxteis, pneus, entre outros.

Investimentos

Desde 2007, mais de R$ 3,2 milhões foram investidos no Instituto para a aquisição de equipamentos básicos ou de grande porte, esses últimos automáticos e multielementares, que analisam simultaneamente um conjunto de elementos, permitindo economizar tempo de trabalho, com aumento de produtividade analítica.

Atualmente, recursos do Governo do Estado e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) estão assegurando mais de R$ 1,7 milhão para a instalação de um moderno Laboratório de Química Orgânica no ITPS.
 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.