CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante os dois dias do projeto ‘Sergipe de Todos’, na cidade de Nossa Senhora da Glória, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) levou à população da região as suas ações na área da segurança alimentar e inclusão produtiva. Além disso, os técnicos da Seides forneceram informaçÕes sobre programas sociais, como o Bolsa Família.

Na área da inclusão produtiva, a Seides levou para o ‘Sergipe de Todos’ o fogão solar. O fogão é uma tecnologia social voltada para toda a população, principalmente os grupos de maior vulnerabilidade social. O equipamento é desenvolvido para que alimentos sejam cozidos usando apenas a energia do sol. Além de proporcionar economia para a população, o fogão solar é ecologicamente correto, uma vez que não utiliza gás ou lenha.

Para a secretária de Inclusão Social, Ana Lucia Menezes Vieira, esses são os primeiros passos desse projeto em nosso Estado. "Nós esperamos que até o fim do Governo Marcelo Déda o fogão solar esteja universalizado em todo o Estado. Nesse sentido, nós faremos oficinas mostrando como construir o fogão a partir de uma caixa de papelão. Nós também já estamos começando a construí-los com madeira e estamos negociando com o Banese o financiamento de experiências com fibra de vidro. O objetivo é gerar renda para as camadas populares que trabalham no nosso Estado", afirmou Ana Lucia.

Nesta terça-feira, 1º de abril, acontece no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Nossa Senhora da Glória uma oficina para a confecção dos fogões solares. As inscrições foram feitas no estande da Seides e a receptividade da população com a iniciativa impressionou um dos técnicos que ministram as oficinas.

"A receptividade das pessoas tem sido muito boa. Elas ficam impressionadas e não acreditam que um fogão possa funcionar com energia solar. Quando nos explicamos como é o principio, as pessoas entendem e mostram interesse em adquirir a tecnologia", disse Pedro Siqueira, um dos técnicos que ministrou oficinas durante o evento.

Hortas comunitárias

Na área da segurança alimentar e nutricional, teve destaque o projeto das hortas comunitárias. Quem passou pelo estande da Seides teve a oportunidade de conhecer alguns dos trabalhos e ações da segurança alimentar. As pessoas aprenderam como fazer as sacolas para produzir as mudas, a composição do substrato para fazer o plantio, a quantidade de semente e água adequadas.

"A idéia é estimular a prática do plantio, para que as pessoas que tenham quintal ou conheçam áreas urbanas que estão abandonadas comecem a cultivar esses espaços com hortaliças e frutíferas. A plantação se torna alimentação para a família, além de ser um trabalho para as pessoas", disse Mirsa Leite, chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides.

No dia 8 de abril, acontece no CRAS uma palestra sobre com se alimentar bem, ministrada pela nutricionista da Seides, Maria Portela.

Sergipe de Todos

O ‘Sergipe de Todos’ é fruto da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS e a empresa de telefonia Oi se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados