[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou na manhã desta sexta-feira, 29, uma reunião com representantes dos municípios sergipanos que serão beneficiados com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O encontro teve como objetivo apresentar a logística e as formas de execução do Programa nas seguintes cidades beneficiadas: Pedra Mole, Nossa Senhora Aparecida, Monte Alegre, Graccho Cardoso, Poço Redondo, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora da Glória.

A secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, ressaltou a intenção do Governo de Sergipe com a implantação do programa. “A secretária Eliane Aquino e o governador do Estado, Marcelo Déda, entendem que para se combater a extrema pobreza é necessário implantar programas que garantam a segurança alimentar nos municípios, como o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa do Leite”, ressaltou.

“A expectativa é grande, pois esse programa é mais uma porta de fortalecimento da economia local. A partir do momento que o agricultor consegue produzir e vender esse material, já tendo uma garantia de compra, é claro que as pessoas ficam mais estimuladas a produzir”, destacou o secretário de Agricultura de Poço Redondo, Sílvio de Jesus

PAA-Alimentos

O PAA deverá atender à necessidade nutricional de 8.167 sergipanos – atendidos por programas estaduais e municipais de segurança alimentar – para complementar a merenda escolar em creches, hospitais, cozinhas comunitárias e/ou entidades beneficentes e assistenciais. Ao todo, a ação pretende adquirir 490 toneladas de alimentos de 210 agricultores familiares em todo o estado.

Histórico

Criado em 2003, o PAA é um instrumento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo é garantir acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão econômica e social no campo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O programa compra o alimento diretamente do pequeno agricultor, valoriza e estimula a atividade da agricultura familiar, fortalecendo o segmento, e incentiva a organização desses trabalhadores em cooperativas e outras formas de arranjos produtivos.

Presenças

Participaram do encontro o prefeito de Monte Alegre, João Vieira de Aragão, o secretário de Agricultura de Poço Redondo, Sílvio de Jesus e a secretária de Assistência Social de Nossa Senhora de Lourdes, Brisda Luci Santos, além da equipe técnica do Seides, responsável pelo gerenciamento do Programa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.