[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após dois dias de discussões sobre a construção de políticas públicas voltadas para a área da cultura, representantes do poder púbico e da sociedade civil finalizaram, nessa sexta-feira, 27, suas participações na ‘II Conferência Estadual de Cultura’. O evento foi realizado no Clube do Banese, em Aracaju, e se configura como um importante passo para a consolidação dos Sistemas Estadual e Nacional de Cultura, bem como para a formatação do Plano Estadual de Cultura e reformulação do Plano Nacional.

A realização da Conferência Estadual também representa uma preparação para etapa nacional a ser realizada entre os dias 26 e 29 de novembro, em Brasília, com a participação de representantes da sociedade civil escolhidos nas conferências municipais e estaduais, além de membros do governo. De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, gestora da pasta que coordena o evento estadual, a ação foi bastante produtiva.

“Através do evento e de outras ações, favorecemos a participação intensa e coletiva dos agentes de cultura, com base em uma visão diferenciada sobre como construir políticas públicas para esta área, o que condiz com a gestão democrática que caracteriza nossa passagem pela Secretaria de Estado da Cultura – Secult”, destacou Eloisa Galdino.

Segundo a diretora de projetos e difusão cultural da Secult, Celiene Lima, as discussões sobre o tema escolhido para a etapa nacional já são norteadas nas conferências municipais e replicadas nas estaduais. Sendo assim, as informações colhidas nos municípios realizadores do evento são sistematizadas e levadas à esfera estadual, o que inclui o quantitativo de delegados eleitos em cada município.

“Ainda nos municípios, são deliberadas ações que devem ser utilizadas como políticas públicas para a cultura. Levadas à etapa estadual, a perspectiva é de favorecer o alcance dos objetivos já definidos, em especial, os que implicam na estruturação do Sistema e do Plano Estadual de Cultura. Unidos por um objetivo comum, gestores públicos e agentes culturais garantiram a participação efetiva na Conferência Estadual, tornando ainda mais valiosas as iniciativas das secretarias municipais e, especialmente, da estadual”, concluiu Celiene.

Eleições

Durante a ‘II Conferência Estadual de Cultura’, a participação coletiva nos debates esteve diretamente relacionada às ações e deliberações que serão encaminhadas para a etapa nacional, o que inclui a escolha dos delegados que representarão o Estado de Sergipe.

“Os participantes do evento estadual conseguiram se articular e decidir democraticamente quem seriam os delegados que representariam o Estado na capital federal. Foram eleitos 12 delegados, sendo oito representantes da sociedade civil e quatro do poder público e já que se trata de uma decisão coletiva, acredito que Sergipe vai ser bem representado no evento nacional, após a abertura de um espaço de discussões e amplo apoio do poder público estadual para a ida desses delegados”, acrescentou Celiene.

Encerramento

O encerramento da ‘II Conferência Estadual de Cultura’ foi marcado pela apresentação cultural do grupo ‘Caceteira de Rindu’, natural do município de São Cristóvão. O grupo impulsionou dezenas de participantes, que acompanharam a apresentação dançando a passos sincronizados, conduzidos pelo mestre José Gonçalves dos Santos, o Rindu, que lidera o grupo há 20 anos.

Confira a lista dos delegados que representarão Sergipe na III Conferência Nacional de Cultura:

Grande Aracaju
Poder Público
Bráulio Lima – titular
Gilton Resende – suplente
Sociedade Civil
Maristela Tomás – titular
Jorge dos Santos – titular
Jorge Dutti – suplente
Rita Alcântara – suplente
Centro Sul
Poder Público
Nilson Bispo – titular
Wanderson Vitor – suplente
Sociedade Civil
Afonso Augusto Barbosa Fontes – titular
Manuel Araújo de Jesus Santos – suplente
Alto Sertão e Agreste
Pode Público
Francisco Paixão – titular
Djalma Dias – suplente
Alto Sertão
Sociedade Civil
Carlos Augusto Pereira Santos – titular
Kleberson Silva Souza

Agreste
José Edinaldo Sampaio – titular
Salomão dos Santos – suplente
Baixo São Francisco e Leste Sergipano
Poder Público
Zailton Ferreira – titular
Cláudia Maria – Suplente
Baixo
Sociedade Civil
Rafael Pereira – titular
Enzo Matos – suplente
Leste
Sociedade Civil
Gilberto dos Santos – titular
Vilma da Conceição – suplente
Sul
Sociedade Civil
Samuel Nunes – titular
Valdivino Neto – suplente

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.