CONHEÇA NOSSA LOJA!
HUSE define atendimento a queimados durante o período junino

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As Diretorias Clínica e de Enfermagem do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) já definiram as escalas de plantão para os profissionais que vão atuar na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) durante os festejos juninos deste ano. No período, a unidade chega a registrar um aumento de aproximadamente 200% do número de pacientes vítimas de queimaduras, em especial as provocadas por fogos de artifício.

Para suprir o aumento considerável da demanda, o HUSE terá seus plantões reforçados em junho tanto na UTQ, quanto nos demais setores que integram a assistência ao queimado, como a Urgência/Emergência e o Centro Cirúrgico. A Central de Material Esterilizado (CME) do hospital também será acionada para que o atendimento na unidade de queimados seja garantido em tempo integral.

Durante todo o mês, trabalharão na UTQ entre seis e sete enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, de segunda a sexta-feira, revezando-se em turnos de seis horas, à exceção dos finais de semana, quando serão dois turnos, cada um de 12 horas. Já os cirurgiões plásticos e anestesiologistas atuarão também em turnos de 12 horas, mas todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos.

De acordo com a gerente de enfermagem da UTQ, Jurema Viana, o esquema montado permite ao hospital garantir a plena assistência da grande demanda de usuários do SUS encaminhados ao HUSE vítimas de queimaduras durante os períodos juninos. Ela lembra que, por se tratar da única unidade especializada em tratamento de queimados em Sergipe, a UTQ atende a pacientes encaminhados de todos os municípios do Estado.

"Como se trata de um aumento que já é esperado todos os anos, nós viabilizamos a alta de pacientes em fase final de lesão para que eles continuem o tratamento na enfermaria ou em ambulatórios. Estas vagas passarão a ser disponibilizadas para suprir a demanda de novos casos que chegam à unidade neste período", explica Jurema Viana.

Saiba o que fazer em caso de queimadura.

Dados

Embora seja esperado um crescimento no número de vítimas de queimaduras, em junho de 2007 foi registrada uma queda de 28% nos casos de queimados atendidos pelo HUSE em comparação ao mesmo período de 2006.

O levantamento realizado à época revelou que, em junho de 2007, a Urgência-Emergência atendeu a 100 pacientes com queimaduras, das quais uma solar, 41 provocadas por fogos de artifício e 58 causadas por líquido superaquecido, alimentos quentes e substâncias inflamáveis. Em junho de 2006, foram atendidos no HUSE 138 pacientes, dos quais 55 queimados por fogos de artifício, 83 por líquidos superaquecidos, alimentos quentes e substâncias inflamáveis.

Atendimento

Nem todos os pacientes que chegam ao HUSE vítimas de queimaduras são encaminhados à UTQ. Segundo Jurema, existem regras e protocolos estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para admissão de pacientes na unidade, permitindo somente o internamento de casos mais graves.

"Geralmente são encaminhados à UTQ os pacientes com lesões mais graves de queimaduras, de 2º e 3º graus, lesões estas que demandam um acompanhamento mais detalhado por parte da equipe", explica a gerente de enfermagem da unidade.

De acordo com ela, o atendimento feito às vítimas de queimaduras no HUSE é realizado primeiramente no pronto-socorro do hospital. Ao chegar à unidade, o paciente é avaliado inicialmente pelo cirurgião geral. Se constatada a necessidade, o profissional o encaminha ao cirurgião plástico da UTQ para avaliar a necessidade de internação ou de algum procedimento cirúrgico.

Capacitação

Para preparar as equipes que atuam nas urgências frente ao aumento de casos de pacientes vítimas de queimaduras no período junino, nos próximos dias 12 e 13 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai promover, em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), mais uma edição do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado (CNNAQ).

O evento acontece no auditório do HUSE e destina-se à capacitação de aproximadamente 240 profissionais de saúde que atuam no HUSE e nas unidades de urgência e emergência de todo o Estado quanto às normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) para o atendimento seguro ao queimado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados