[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) já está com todo o esquema de atendimento montado para garantir a assistência à população sergipana durante o Carnaval, que este ano se inicia na sexta-feira, 1º, e vai até a terça-feira, 5. O esquema prevê o aumento de escalas médicas nos setores de maior demanda do hospital, como o pronto-socorro e o centro de traumas.

Durante as festas carnavalescas, o HUSE vai dispor de especialistas durante 24 horas em regime de sobreaviso, como cirurgiões plásticos e torácicos, otorrinolaringologistas, oftalmologistas e urologistas. No Pronto-Socorro, que atende casos de clínica-geral, as escalas de plantão contarão com quatro clínicos gerais por dia. Cada profissional vai trabalhar em regime de plantão fixo de 12 horas. Já no Centro Cirúrgico, serão mobilizados diariamente quatro cirurgiões gerais.

O esquema montado pelo HUSE para garantir a normalidade dos atendimentos no carnaval inclui também três ortopedistas, três pediatras, dois neurocirurgiões e dois cirurgiões buco-maxilo-faciais para atender pacientes no Centro Cirúrgico e no Pronto-Socorro Adulto. Os plantões terão ainda a participação de dois médicos residentes.

"Por se tratar de um período que tem várias festas acontecendo ao mesmo tempo em diversos lugares do Estado, a demanda por atendimentos de clínica médica e ortopedia, por exemplo, costuma aumentar", informa a diretora-técnica do HUSE, Lycia Diniz.

Entre os casos mais comuns atendidos no HUSE durante festas como o  Carnaval estão os ferimentos por armas branca (faca, canivete) e de fogo (revólver, pistola), os casos clínicos e os acidentes de trânsito, muitos ligados ao abuso do consumo de álcool e agressões físicas de todos os tipos.

Integração

De acordo com Lycia Diniz, o funcionamento integrado dos serviços da rede hospitalar do Estado dará o suporte necessário para que o HUSE funcione com normalidade durante o carnaval. Desde o primeiro semestre do ano passado, quando o Estado reassumiu os hospitais de Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro e Itabaiana, e eles começaram a atuar integrados ao HUSE e ao Samu 192 Sergipe, os atendimentos a pacientes do interior passaram a ser mais resolutivos, reduzindo a necessidade do usuário se deslocar até a capital.

"Nós estaremos prontos para atender todos os casos que aqui chegarem. Os demais hospitais de contra-referência também estarão recebendo boa parte da demanda. Para o HUSE, serão removidos pelo Samu os casos de alta complexidade ou que necessitam de alguma avaliação em neurocirurgia, pois o HUSE é a referência no Estado para esta área", explica Lycia Diniz.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.