CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A solenidade em homenagem a escritora Carmelita Pinto Fontes, vai acontecer na próxima segunda-feira, 1º, no espaço Selma Duarte, às 19h.  Na programação, além do lançamento e distribuição gratuita do Livro ‘Sementes na Calçada’, será exibido um documentário em vídeo dirigido por Pascoal Maynard contendo depoimentos de amigos da homenageada. Além disso, poemas de Carmelita serão declamados por Aglaé Fontes, Jorge Lins, Luiz Eduardo Oliva e Tadeu Machado.

A homenagem à escritora foi idealizada pelo poeta Amaral Cavalcante e teve a produção executiva de Carmem Duarte, presidente do Instituto D. Luciano Duarte, que assina a apresentação do livro. O escritor Antônio Carlos Viana foi responsável pela seleção e revisão dos textos; o prefácio, escrito pela historiadora Ana Medina; a arte da capa foi criação de Ronaldson; e a impressão feita pela Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase).

“O livro da professora Carmelita Pinto Fontes teve a sua produção com o concurso de importantes personalidades do mundo literário sergipano, a escolha do escritor Antônio Carlos Viana, consagrado contista da Editora Companhia das Letras e dos poetas Amaral Cavalcante e Ronaldson, além de toda a equipe editorial da Segrase. Mas destaco, sobretudo, a figura dedicada de Carminha Duarte que coordenou a edição”, considera o Diretor-presidente da Segrase, Luiz Eduardo Oliva.

A edição do livro contou com o apoio do Governo de Sergipe, através da Casa Civil e da Secom, do Instituto Dom Luciano Duarte e da Editora Diário Oficial, órgão suplementar da Segrase, inaugurada no dia 17 de novembro do ano passado, cujo objetivo é colocar em evidência a produção de livros dos mais diversos segmentos do conhecimento, reeditar obras de autores sergipanos, criar coleções de obras literárias, publicar periódicos e livros didáticos. ‘Sementes na Calçada- Crônicas de Gratia Montal’ é a 4ª obra a levar o selo da editora Diário Oficial desde a sua criação.

Obra
 

‘Sementes na Calçada’ traz 44 crônicas que foram escritas por Carmelita Fontes entre 1957 e o final da década de 1970, a maioria delas publicadas no jornal “A Cruzada” sob o pseudônimo de Gratia Montal. Na primeira parte, o livro reúne crônicas de viagens e na segunda, crônicas diversas.

Carmelita Pinto Fontes nasceu no município de Laranjeiras. Em 1962, fundou a Academia Sergipana de Jovens Escritores, iniciada no Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe. É licenciada em Letras, com pós-graduação em Língua Portuguesa, Linguística, Literatura Francesa e Híspano-Americana (Lisboa, Rio, Chile). Professora de Língua Portuguesa e Estatística da Universidade Federal de Sergipe. Tem textos publicados em vários jornais e na República de Lisboa. Autora de “Baladas do Inútil Silêncio” e “Verdeoutono”, com Gizelda Morais e Núbia Marques, e “Tempo de Dezembro”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados