[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O historiador Tiago Fragata é o convidado desta quarta-feira do telejornal Notícias Aperipê. Graduado em história pela Universidade Federal de Sergipe, com especialização em História Cultural, o intelectual defende a importância da Sergipanidade enquanto instrumento de emancipação.

“A propalada Sergipanidade nada mais é do que um sentimento relacionado ao lugar Sergipe. Isso não significa, contudo, que para cultivá-lo é preciso ter nascido aqui. Esse sentimento não depende da naturalidade de quem o carrega, mas do contato com os valores do referido lugar”, explica.

Para o historiador, a sergipanidade é uma construção de dimensão política que vem se dando ao longo dos séculos, permanece em curso e remete à emancipação do estado da Bahia. Culturalmente, no entanto, continuaríamos dependentes de nossos vizinhos, e somente a produção intelectual e artística será capaz de promover tal independência.

“O fomento da sergipanidade promovido pelas emissoras da Fundação Aperipê, por exemplo, possui uma importância fundamental. Somente com o debate, uma das atribuições de  uma emissora verdadeiramente pública, vamos dar continuidade a esse processo que vem se acentuando ao longo dos últimos anos”, observou o historiador.

O telejornal Notícias Aperipê é exibido diariamente, de segunda a sexta, a partir das 18h30, pela TV Aperipê.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.