[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Guarda Municipal de Aracaju, por meio de uma parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e com apoio da organização não-governamental Missão Criança, realiza a partir da próxima segunda-feira, dia 5, no Espaço Sebrae Multieventos, o curso de “Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, que tem como objetivo qualificar e capacitar os agentes públicos em relação ao tratamento dado às crianças e adolescentes.
De acordo com o diretor geral da Guarda Municipal, capitão PM Henrique Rocha, o curso será destinado a guardiões municipais, policiais civis e militares, representantes dos conselhos de Direito Municipal e Estadual e conselheiros tutelares de Aracaju. Ao todo, serão 64 horas de curso no período de 5 a 14 deste mês.
O curso contará ainda com a presença de outros professores especializados, um promotor e um juiz que atuam na área da infância e da juventude, além de agentes sociais públicos que farão palestras sobre o desenvolvimento das ações destinadas a atender os jovens cidadãos.
“Nosso intuito é oferecer à sociedade, profissionais aptos a lidar da melhor forma com crianças e adolescentes que cometam atos infracionais ou estejam em situação de risco”, explica o capitão Henrique Rocha.
Durante o evento serão discutidos os direitos humanos, em especial os que se referem à infância e à adolescência. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) será o foco das atenções. Serão debatidos temas como: A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição de 1988 como norteadores da prática cotidiana; Sistema de Garantia de Direitos; Vulnerabilidade e risco social na infância e na adolescência; trabalho infantil; exploração sexual e sobrevivência nas ruas.
Durante o curso, será traçado um panorama da realidade social das cidades, em especial, Aracaju, e sua influência sobre a formação dos cidadãos, através de palestra proferida pelo antropólogo Fernando Lins. A expectativa dos coordenadores é que os participantes do curso transformem-se em agentes multiplicadores.
A coordenação do curso será feita pela advogada especializada em direitos humanos, Vera Leonelli, que entre outros trabalhos, participou da implantação e coordenação do Centro de Formação de Recursos Humanos e Assistência Técnica do Projeto Axé, em Salvador, entidade não-governamental muito respeitada por sua atuação junto às crianças e adolescentes.
O curso faz parte do projeto de Modernização e Humanização da Guarda Municipal de Aracaju, que visa aumentar a eficácia dos serviços prestados à população da cidade, por meio da aquisição de equipamentos e realização de programas que qualifiquem os recursos humanos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.