[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O II Congresso da Cidade foi marcado em seu segundo e último dia pela participação popular maciça nos 16 grupos temáticos que analisaram os variados campos de interesse da sociedade. Entre as mais concorridas estão as áreas de Habitação, Educação e Saúde, que tiveram o maior número de participantes. Mas em todos os demais o objetivo foi o mesmo: verificar as diretrizes do Plano Estratégico de Desenvolvimento Aracaju + 10, proposto em 2003.

Muitos dos projetos delimitados para serem postos em prática no prazo de 10 anos, entre 2003 e 2013, já foram implementados. Onde isso ainda não aconteceu, foram feitos acréscimos, sugeridos pelos participantes e votados pelos delegados. “Foi feita uma avaliação do Plano Estratégico de Desenvolvimento em cada setor, vimos o que a prefeitura já está trabalhando e algumas coisas que tiveram sugestões”, explicou a gestora do grupo Habitação, Maria de Abreu.

Na área de Habitação a gestora comentou os principais aspectos levantados. “O grupo de trabalho verificou que a maioria das questões que estão no Plano Aracaju + 10 já está em andamento. Ainda falta maiores ações para a população de baixíssima renda, que ainda não estão satisfatórias. O déficit habitacional ainda está muito concentrado nessa área. Outro ponto sugerido foi a criação do órgão municipal de habitação”, comentou Maria de Abreu.

Nos demais grupos, tais como o de Gestão Democrática, o dia foi de avaliação dos planos definidos em 2003. “Hoje nós ratificamos muitas das questões definidas em 2003. Como sugestões tivemos a proposta de consolidação da Secretaria de Participação Popular, que hoje é extraordinária, transformando-a em ordinária e investir em formação e capacitação dos delegados do OP (Orçamento Participativo)”, contou a gestora Zenaide Sandres. “É fundamental destacar que a população quer ampliar o conceito de gestão democrática e aumentar os meios de participação popular, criando outros mecanismos além do OP”, completou.

“Para a cidade e para a sociedade foi um encontro bastante proveitoso, uma vez que as diretrizes contaram com uma grande participação popular, expressando interesse através da voz, e no meu caso também do voto. Foi uma tarde exaustiva e excelente”, resumiu a delegada do grupo Saúde, Lena Maria dos Santos. O auditório do hotel Parque dos Coqueiros, local de realização do II Congresso da Cidade, estava completamente lotado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.