CONHEÇA NOSSA LOJA!
Grupo de teatro da SMS se apresenta para alertar à população quanto ao tabagismo passivo

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O grupo de teatro Iacema, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estará se apresentando amanhã, dia 31, às 15h30, no calçadão João Pessoa. Por meio da arte popular, equipes da SMS vão alertar aos aracajuanos sobre a problemática do tabagismo passivo. Os tabagistas passivos são indivíduos não fumantes que convivem em ambientes com fumaça do cigarro e sofrem os males dessa poluição.

A performance teatral de rua será mais uma das várias atividades da programação do Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data comemorativa está sendo desenvolvida durante todo o mês de agosto. Em todas as regiões da cidade de Aracaju, a SMS está conscientizando a população para garantir aos não fumantes (crianças, jovens, adultos e idosos) o direito de viver e conviver em um ambiente livre da fumaça do cigarro. O grupo de teatro Iacema, que se apresentará no calçadão João Pessoa, está ligado ao Instituto de Artes Cênicas de Aracaju da SMS.

Capacitação

No dia 4 de agosto, o Centro de Educação Permanente de Saúde (CEPS) conquistou espaço na imprensa regional com a realização de um dia de capacitações sobre o tema tabagismo passivo. O órgão treinou funcionários ligados ao setor de recursos humanos para que eles possam ajudar a coibir o uso do fumo em ambientes fechados. Nesse encontro, estavam representantes de empresas privadas, shoppings e supermercados (G Barbosa, Extra e Bompreço).

“Ainda nesta campanha, os técnicos da CEPS estão sensibilizando os gestores e pessoal das Unidades Básicas da Saúde para que utilizem o tema tabagismo passivo, transversalmente, nas reuniões educativas e nas salas de espera”, explica a coordenadora do Programa Saúde do Adulto da SMS, Ana Débora Santana.

A Campanha de Combate ao Fumo é coordenada pelo Ministério da Saúde. O trabalho é desenvolvido pelo Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, em parceria com os governos municipais. Em Aracaju, Ana Débora acredita que a partir dessas ações parceiras, a antiga lei federal 9294-96 que proibi o fumo em ambientes fechados será, de fato, respeitada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3”][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados