CONHEÇA NOSSA LOJA!
Governo retoma construção do complexo policial da Barra dos Coqueiros

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Será reiniciada nesta quinta-feira, 31, a construção do Complexo Policial de Barra dos Coqueiros. A decisão foi anunciada na noite de quarta-feira, 30, durante audiência pública realizada no município com o secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto. Dezenas de pessoas participaram da audiência e apoiaram a iniciativa, depois de conhecer mais detalhes sobre o conceito da nova unidade. As obras haviam sido paralisadas há cerca de 10 dias, a pedido dos moradores, para que o projeto fosse melhor discutido.

Após mais de duas horas de explanação e novos debates na Escola Municipal Terezinha Santos, ficou decidida, por unanimidade, a retomada das obras de construção do Complexo. O projeto da nova proposta de unidade policial foi detalhado com a apresentação de plantas baixas, além de slides com informações da estrutura e do material empregado na construção do novo prédio, que abrigará grupamentos da Polícia Civil e da Polícia Militar. Esta será a primeira de uma série neste segmento a ser implementada fora de Aracaju.

Antes disso, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) promoveu a visita de representantes da população da cidade ao bairro Santa Maria, na capital, para que eles pudessem conhecer a Delegacia Cidadã que está sendo concluída no local e que serviu de modelo para a unidade de Barra dos Coqueiros. "Esta é uma nova proposta de delegacia que vem sendo implementada pelo Governo do Estado, onde o sergipano terá à sua disposição uma unidade policial cidadã, com mais conforto e segurança a todos", explicou Kércio Pinto.

A nova delegacia está sendo construída em um terreno localizado próximo ao Fórum do município, onde também existe uma creche, que foi apontada por alguns moradores como fator que impossibilitava a construção de uma unidade policial na área. "As pessoas temiam que houvesse, por exemplo, fuga de presos. No entanto, todos podem ficar tranqüilos, pois a nova delegacia não vai possuir celas, mas salas de passagem, onde os infratores ficarão por no máximo 24 horas", lembrou Kércio.

Ainda segundo Kércio Pinto, a área ao redor do complexo será monitorada por câmaras e abrigará equipes das polícias Civil e Militar, proporcionando mais segurança aos moradores do bairro Moisés Gomes e de toda a cidade. "Os moradores, trabalhadores e crianças da creche ficarão ainda mais protegidos com a presença da nova unidade no local, pois constantemente terão a sua disposição policiais", salientou Kércio Pinto.

O secretário anunciou, ainda, que o prédio da antiga delegacia, construído há mais de dez anos, será doado ao município para a sua utilização por parte da guarda municipal ou pelo órgão de trânsito local.

A professora Mary Nadja acompanhou o audiência. Mestre em Turismo, ela prepara um estudo sobre os serviços neste segmento oferecidos em Sergipe e disse que, através das análises feitas em seu trabalhbo, está claro que o modelo de Delegacia Cidadã é fundamental para um atendimento adequado aos turistas que chegam na região da Barra dos Coqueiros, além da comunidade. "Estou surpresa com o que foi apresentado aqui. É um modelo mais humanizado e o que a gente espera há anos. Acredito que em pouco tempo teremos um complexo policial adequado, deixando pra trás um modelo fadado e ultrapassado e que não corresponde mais aos anseios da comunidade", analisou Mary Nadja.      

Estrutura

O terreno onde está sendo construída a nova delegacia da Barra dos Coqueiros foi doado pelo município após o projeto ser aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. O terreno possui 2.931 m², dos quais, 480 m² serão destinados à construção do prédio, ficando o restante para área de paisagismo, acesso e garagens. A obra está orçada em R$ 517.682,00 e tem previsão de ser concluída em 150 dias.

A nova unidade policial terá guarita, recepção, duas salas de delegados e uma sala do comando da companhia da PM, cartórios, uma sala de passagem masculina e outra feminina, sala de sargenteação, dormitórios para os policiais e banheiros. Futuramente, o prédio abrigará, também, membros do Corpo de Bombeiros. Está sendo negociada, ainda, a instalação de uma agência do Banese no local.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados