CONHEÇA NOSSA LOJA!
Governo realiza primeira edição da Feira da Agricultura Familiar em Lagarto

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A primeira edição do projeto ‘Feira da Agricultura Familiar’ no município de Lagarto aconteceu no último sábado, 29, com a comercialização de produtos cultivados de forma convencional e orgânica. A feira acontecerá todos os sábados na Praça Filomeno Hora, das 6h às 12h. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Atualmente, as feiras já acontecem com periodicidade semanal em Ribeirópolis e Socorro. Em Aracaju, as edições são quinzenais. Além destas três cidades e de Lagarto, em médio prazo a meta do Governo do Estado é disponibilizar ferramentas para que os agricultores de Boquim, Simão Dias, Umbaúba, Estância, Neópolis, Propriá, Japoatã, Monte Alegre e Poço Redondo também passem a produzir alimentos de origem agroecológica.

A edição da feira de Lagarto foi aprovada pelos consumidores e feirantes. A consumidora Luciana da Silva Ramos, apreciou a qualidade dos produtos comercializados. “Ouvi a propaganda da feira em uma rádio da cidade e gostei da novidade. Como ouvi que muitas frutas e verduras são sem agrotóxicos, esperei para fazer a feira hoje”.

Também para a consumidora Elizabete Cerqueira, a satisfação em participar da feira não foi diferente. “Posso garantir que vou virar cliente dessa feirinha. Comecei a fazer minhas compras e percebi que os produtos são fresquinhos, colhidos da horta há pouco tempo. Vou levar para casa muitas folhagens”.

A feirante Suelen Santos Melo participou pela primeira vez da feira e garante voltar mais vezes. “Para o dia da estreia da feira, posso dizer que a venda está muito boa. Já estou empolgada para voltar mais vezes. Garanto que todo sábado estarei aqui”, ressaltou.

A diretora do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira, destacou a expectativa para o sucesso da feira de Lagarto. “Torcemos para que essa feira seja sempre um grande sucesso de público, para que os vendedores consigam vender seus produtos com lucro certo e a população saia sempre satisfeita, como já tem acontecido em outras cidades”.

Para o secretário de Agricultura de Lagarto, Antônio Carlos Nogueira, a feira é mais uma oportunidade que o agricultor familiar escoar seus produtos. “Essa feira é benéfica tanto para o consumidor, quanto para o vendedor. O feirante escoa seus produtos e recebe o valor bruto da venda, eliminando o atravessador. Sem contar que o comprador tem a certeza de estar levando para casa um produto de qualidade, e ainda tem a opção de escolher entre uma fruta e verdura convencional ou sem agrotóxico”.

O diretor de irrigação da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos (Cohidro), João Quinquiliano Fonseca, parabenizou a Seides pela iniciativa e diz estar muito satisfeito com a parceria. “A Cohidro tem muita satisfação em participar de iniciativas como esta. Já que trabalhamos com água, um bem tão necessário e fundamental para a produção desses alimentos, através de perímetros irrigados, fizemos questão de auxiliar no processo de construção das feiras da agricultura familiar”. 

Metodologia

Com a iniciativa, o Governo do Sergipe e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretendem remover o atravessador e aumentar o espaço e a renda do agricultor familiar sergipano e, ao mesmo tempo, disponibilizar ferramentas para que os agricultores passem a produzir alimentos de origem agroecológica.

As Feiras da Agricultura Familiar fomentam a integração territorial e ajudam a enfrentar e superar a fome, o subemprego, o pouco aproveitamento da capacidade produtiva dos agricultores familiares, além de melhorar a distribuição de renda.

Parceiros

São realizadores do projeto a Seides, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeituras Municipais, Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Sergipe (Centrafes) e Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

São apoiadores a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Brasil, Instituto de Cooperação Para o Desenvolvimeto Rural Sustentável (Icoderus), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (Fetase), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados